7 exemplos de competências de organização para o curriculum vitae

As aptidões e as competências de organização são fundamentais no trabalho, razão pela qual são muito apreciadas pelos recrutadores. Por merecerem destaque no CV, fazem parte do currículo em formato europeu.

Apesar de existirem muitas competências organizacionais a referir, algumas são mais essenciais do que outras. Pode melhorar o seu CV com a colocação das seguintes competências de organização.

1. Gestão de projetos

Tem experiência em gestão de trabalhos? Quantos projetos gere por semana ou por mês? Deve referir a sua capacidade de gestão no currículo e quantificar essa mesma gestão.

2. Gestão de equipas

Já esteve responsável pela gestão de pessoas ou de trabalhos de grupo? Mencione como o fez no currículo. Certamente que o recrutador saberá valorizar a gestão de pessoas que exerceu na sua carreira profissional, desde que mencionada no CV.

3. Gestão de tempo

Como divide o seu tempo entre as diversas tarefas? Estabelece prioridades entre as diferentes tarefas e prazos para as cumprir? Pense no tipo de funções que já exerceu e na forma como elas contribuíram para o desenvolvimento da capacidade de gestão de tempo. 

4. Sentido de organização

Se tem um apurado sentido de organização, deve referir essa competência nesta parte do currículo. Pode mencionar, por exemplo: “elevado sentido de organização adquirido em tarefas de secretariado desempenhadas por 12 meses”.

5. Flexibilidade

Apesar de toda a exigência da organização, um trabalhador deve saber adaptar-se a diferentes situações e às diversas mudanças no trabalho e do mercado. Dê destaque a esta característica no seu CV.

6. Liderança

Já liderou equipas ou projetos? Teve de tomar decisões pelo grupo? Qual é o seu tipo de liderança? Explique no CV de que forma adquiriu experiência em liderança.

7. Delegação de tarefas

Interessa também demonstrar no CV que sabe delegar tarefas que tem mão, quando está sobrecarregado ou quando existe alguém especialista na sua realização. 

A organização no trabalho não é o seu forte? Tenha calma, vai muito a tempo de a melhorar: