Estagflação: o que é?

Escusa de ir ao dicionário procurar a definição de estagflação. Encontra o essencial sobre a estagflação neste artigo do Economias.

Significado de estagflação na economia

A estagflação na economia corresponde a uma situação de recessão, com diminuição das atividades económicas e do nível de emprego. Na estagflação regista-se uma ausência de instrumentos institucionais que regulem a economia.

Por norma, um menor crescimento económico resulta num menor crescimento dos bens. Porém, quando se registam problemas estruturais ou conjunturais na oferta (um corte na matéria-prima, a título de exemplo), pode surgir a diminuição do crescimento económico e o aumento dos preços, encontrando-se aquilo a que se chama de estagflação.

Estagflação e inflação

Como o nome indica, a estagflação combina a estagnação económica com a inflação. Diz-se que um país está em estagflação quando regista uma estagnação no desenvolvimento económico seguida de inflação persistente.

Saiba mais sobre a inflação.

Quando surgiu este termo?

O termo estagflação começou a ser utilizado para descrever a crise económica mundial que se fez sentir na década de 1970. As suas causas estavam no superaquecimento das economias dos países desenvolvidos, com a explosão da procura agregada, levando a pressões inflacionistas; e na diminuição da oferta agregada, graças às limitações colocadas pelos países produtores de petróleo e ao decrescimento das atividades em sectores dependentes do petróleo, o que levou ao aumento do desemprego e à depreciação das moedas.