Enviar o currículo por email: exemplos do que escrever para impressionar

Já não precisa de entregar o seu currículo em mão. Na era digital, os primeiros contactos entre o recrutador e o candidato são feitos por email. 

Se está à procura de trabalho e quer enviar o seu currículo por email, conheça os cuidados que deve ter para que o email desperte a atenção do recrutador.

Endereço de email profissional

Envie o currículo de um endereço de email profissional.

Evite endereços de email que contenham alcunhas e diminuitivos como "special_one" ou "joaozinho".

Se o seu email pessoal não for adequado, crie uma nova conta de email.

Assunto (título) revelador

O título do email tem de ser objetivo quanto à sua intenção. Utilize a palavra "currículo" ou "CV", o seu nome e a vaga a que se candidata.

Exemplo: CV Joana Matos - Auxiliar de educação.

Verifique, no anúncio da empresa, se é feita referência a algum código numérico ou menção específica que deva ser introduzida no assunto do email.

Cumprimente o recrutador

Comece o email com uma saudação que demonstre respeito e cordialidade. "Caro", "Prezado", "Estimado" ou "Exmo.", seguido do nome, caso o saiba, ou da função, são boas formas de começar um email.  

Evite excessos de formalismos, como "Vossa Excelência". Evite, ainda, a utilização de "Olá" ou menções a períodos específicos do dia, como "Bom dia" ou "Boa tarde", uma vez que não sabe quando o email vai ser lido.

Conheça outras saudações que pode utilizar em emails formais no artigo Como começar um email formal para uma empresa

Apresente-se e contextualize

As empresas pode tem múltiplos processos de recrutamento em aberto, por isso, facilite o trabalho ao empregador. No corpo do email, comece por fazer uma apresentação breve, referindo o seu nome, a vaga em que tem interesse e como teve conhecimento de que a empresa está a recrutar.

Exemplo: O meu nome é Fábio Silva, sou engenheiro automóvel e trabalho há 4 anos no ramo da indústria automóvel. Venho, por este meio, candidatar-me à vaga de gestor de produtos, divulgada no site trabalhoengenheiros.pt, com a referência 1453467.

Veja, ainda, o artigo 10 pequenas coisas que estão a estragar a sua candidatura de emprego.

Qualificações para o cargo

Depois da saudação e da sua apresentação, refira, muito sucintamente, a experiência profissional e formação académica relevante para o cargo. Não sobrecarregue o corpo do email com aspetos secundários. 

Exemplo: Sou formada em Gestão de Restauração e Bebidas e tenho experiência em gestão de restaurantes, em contexto hoteleiro. De 2003 a 2012, trabalhei no restaurante X, no Hotel XX, na gestão diária do restaurante (staff, fornecimentos, cozinha e serviços). De 2012 a 2018, fui gestora da cadeia de restaurantes Y, dos hotéis YY. Supervisionei o recrutamento, renegociei contratos de fornecimento e participei na definição das estratégias de marketing. 

Anexe o currículo

Não cole o seu currículo no corpo do email. Para além de correr o risco de ficar ilegivel, devido a alterações na formatação, estará a dificultar a gestão da informação por parte do recrutador (reencaminhamento, impressão e download).

Mencione, no corpo do email, que vai anexar o currículo.

Exemplo: Para obter informação detalhada sobre a minha experiência profissional e formação académica consulte o currículo em anexo a este email.

Veja, também, o artigo O que um recrutador vê no seu currículo.

Uma empresa de cada vez

Evite emails pré-formatados, que podem ser reencaminhados para vários recrutadores. Adapte o conteúdo do email a cada candidatura. Mostre que conhece a atividade da recrutadora a quem se dirige e explique porque gostaria de trabalhar nessa empresa em específico.

Descubra como impressionar o recrutador no artigo 4 Coisas no currículo que impressionam um recrutador.

Agradeça a oportunidade

Agradeça o tempo dispendido pelo recrutador na leitura e análise do seu currículo.

Exemplo: Agradeço a oportunidade de me candidatar a esta vaga e o tempo dispendido na análise do meu currículo.

Despeça-se utilizando expressões como "Cordialmente", "Atentamente", "Atenciosamente" ou "Os meus cumprimentos".

Assine o email com nome próprio e apelido e, se possível, introduza o seu contacto telefónico por baixo do seu nome, o que facilitará o trabalho do recrutador quando quiser contactá-lo por essa via.

Saiba, também, como Como criar uma assinatura de email profissional.

Linguagem clara e revisão cuidada

A linguagem utilizada no email tem de ser clara, concisa e objetiva. Os recrutadores recebem um grande volume de currículos e não têm tempo a perder com floreados. Vá direto ao ponto.

Evite erros de ortografia e gramática, e use uma linguagem educada e polida, sem excesso de formalismo.

Antes de enviar o email, reveja o texto e confirme se anexou o currículo num formato legível.

Conheça, também, as 10 palavras a apagar imediatamente do currículo.

Siga as instruções do anúncio

A maioria dos anúncios contém informação sobre a quem endereçar o currículo e quais os requisitos de recrutamento. 

Podem pedir-lhe que escreva uma carta de apresentação, envie cartas de recomendação, preencha formulários, faça testes psicotécnicos online ou realize um exercício prático que mostre que tem as competências que o recrutador procura.

Prepare tudo e só depois envie o seu currículo ao recrutador. Se enviar vários emails, corre o risco da informação ficar pedir na caixa de correio eletrónico da empresa.

Precisa de fazer uma carta de apresentação? Veja o artigo Como fazer uma carta de apresentação exemplar.

Ainda não fez o seu currículo? Conheça 6 modelos de curriculum vitae: escolha o certo para cada vaga.