Se está à procura de trabalho e quer enviar o seu currículo por e-mail, conheça os cuidados que deve ter para que o seu e-mail desperte a atenção do recrutador. Veja exemplos concretos de texto para acompanhar o currículo.

Use um endereço de e-mail profissional

Envie o currículo a partir de um endereço de e-mail com estilo profissional. Evite endereços de e-mail que contenham alcunhas e diminutivos como "special_one" ou "joaozinho".

Se o seu e-mail pessoal não for adequado para enviar o CV, crie uma nova conta de e-mail, com o seu nome e um ou dois apelidos, como se exemplifica:

  • joaomatos@ ...com
  • joao.matos@...com
  • joaomatosmendes@...com
  • joao.matos.mendes@...com
  • jmatos@...com
  • jmatos.mendes@...com

Preencha o assunto do e-mail com informação sobre a vaga a que se candidata

O assunto do e-mail tem que ser objetivo e informativo quanto ao respetivo conteúdo. Se não o fizer, ou se se esquecer de preencher o "assunto" do e-mail, o mesmo pode nem sequer ser aberto.

A forma mais correta de preenchimento, é respeitando as palavras utilizadas e/ou referências e/ou códigos mencionados no próprio anúncio de emprego. Veja como:

Exemplo 1 - com a referência específica do anúncio de emprego:

Assunto - "Refª 123_CF_Coimbra"

Exemplo 2 - com a referência específica do anúncio de emprego e acrescentando o CV (ou CV e Carta de Apresentação) e o nome:

Assunto - "Refª 123_XF: CV e carta de apresentação Joana Matos"

Exemplo 3 - sem qualquer referência específica no anúncio de emprego:

Assunto - "Candidatura à vaga de Assistente Comercial - João Matos"

Neste caso, use a terminologia usada no anúncio. Pode ser, por exemplo, "emprego", "vaga", "posição", "cargo".

Exemplo 4 - Candidatura com código:

Assunto - "Candidatura abc2021"

Também neste caso, pode optar por acrescentar o seu nome ou, ainda, o seu nome e CV: "Candidatura abc2021: João Matos" ou "Candidatura abc2021: CV João Matos".

Esteja atento, no entanto, pois há candidaturas que devem obedecer a regras rígidas, por exemplo, obrigando a que o campo do assunto do e-mail tenha apenas o código ou a referência. Candidaturas a empregos no setor público obedecem normalmente a este tipo de regras.

Cumprimente o recrutador

Comece o e-mail com uma saudação que demonstre respeito e cordialidade: "Caro", "Caro Sr.", "Caro Sr. Dr.", "Prezado", "Estimado", "Ex.mo. Sr.", "Ex.mo. Sr. Dr." ou "Ex.mo. Sr. Eng.º", seguido do nome (preferencialmente nome e apelido).

Evite "saudar" com "à Direção de Recursos Humanos da Empresa ABC, S.A." ou com "Ex.mos. Senhores". Pesquise no LinkedIn e no site da empresa o nome do responsável pelo recrutamento, ou o nome do responsável da direção de recursos humanos.

Evite excesso de formalismos, como "Vossa Excelência". Evite, ainda, a utilização de "Olá" ou menções a períodos específicos do dia, como "Bom dia" ou "Boa tarde", uma vez que não sabe quando o e-mail vai ser lido.

Conheça outras saudações que pode utilizar em e-mails formais no artigo: Como começar um e-mail formal para uma empresa.

Apresente-se e sumarize as suas qualificações

As empresas podem ter múltiplos processos de recrutamento em aberto, por isso, facilite o trabalho ao empregador / recrutador.

No corpo do e-mail, pode começar por fazer uma apresentação breve, referindo o seu nome, a vaga em que tem interesse e como teve conhecimento de que a empresa está a recrutar.

Em alternativa, pode optar por suprimir informação dispensável como o nome (que aparece no final do e-mail) e a referência (que já deverá estar no "assunto" do e-mail) e ir "mais direto ao assunto".

Depois da saudação e da sua apresentação, faça um sumário muito breve das suas qualificações para o cargo. A ideia é que não sobrecarregue o corpo do e-mail com o que está no seu CV e/ou na sua carta de apresentação. 

Anexe o curriculum

Não copie o seu curriculum diretamente para o corpo do e-mail. Para além de correr o risco de ficar ilegível, devido a alterações na formatação, estará a dificultar a gestão da informação por parte do recrutador (reencaminhamento, impressão e/ou download).

Anexe o seu CV, ou quaisquer outros documentos que façam parte da candidatura, em formato pdf.

Mencione, no corpo do e-mail, o que segue em anexo ao mesmo.

Agradeça a oportunidade

Agradeça o tempo despendido pelo recrutador na leitura e análise do seu currículo ou, se anexar mais documentos, pela análise dos documentos que integram a candidatura.

Exemplo: Agradeço a oportunidade de me candidatar a esta vaga e o tempo despendido na análise do meu currículo.

Despeça-se utilizando expressões como "Cordialmente", "Atentamente", "Atenciosamente", "Cumprimentos" ou "Com os melhores cumprimentos".

Assine o e-mail com nome próprio e apelido e, se possível, introduza o seu contacto telefónico por baixo do seu nome, facilitando o trabalho do recrutador quando quiser contactá-lo por essa via.

Veja Como criar uma assinatura de e-mail profissional

Inspire-se com os seguintes textos para o e-mail

Os exemplos seguintes podem inspirá-lo para o seu caso concreto.

Exemplo 1

O meu nome é João Matos, sou engenheiro mecânico e trabalho há 4 anos na indústria automóvel. Candidato-me à vaga de Responsável de Produção da ABC-Auto, S.A., divulgada no site trabalhoengenheiros.pt, com a referência Ref.ª 123_XF.

Possuo mestrado integrado em Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e uma Formação Avançada, também do Técnico, em Inovação Estratégica. Aliando a minha formação à experiência adquirida na Empresa XYZ, como responsável de produção, estou convicto que constituirei uma mais-valia no caminho estratégico que a ABC-Auto vem seguindo nos últimos anos.

Anexo, para o efeito, a minha carta de apresentação e curriculum vitae, onde poderá consultar o detalhe sobre o meu percurso académico e profissional.

Agradeço a oportunidade e o tempo despendido na análise da minha candidatura, ficando ao dispor para esclarecimentos adicionais que entenda por convenientes.

Atentamente,

João Matos

Telemóvel: 123456789 

Exemplo 2

O meu nome é Joana Matos. Sou licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e possuo um curso de especialização em Restauração e Bebidas da Escola de Turismo do Algarve. Possuo 8 anos de experiência em gestão de restaurantes em contexto hoteleiro, pelo que é com enorme entusiasmo que me candidato à vaga de Responsável de F&B do Hotel H, Lda.

Com efeito, entre 2012 e 2016, assumi a gestão diária do restaurante X, no Hotel XX (staff, fornecimentos, cozinha e serviços). Posteriormente, entre o final de 2016 e o início de 2020, fui gestora da cadeia de restaurantes Y, dos hotéis YY. Supervisionei o recrutamento, renegociei contratos de fornecimento e participei na definição das estratégias de marketing. 

Para obter informação detalhada sobre a minha experiência profissional e formação académica consulte, por favor, o meu curriculum vitae em anexo a este e-mail.

Muito obrigada pela oportunidade. Fico a aguardar com enorme entusiasmo a possibilidade de poder contribuir para o percurso de sucesso do Hotel H, Lda.

Com os melhores cumprimentos,

Joana Matos

Contacto telefónico: 222222222

Exemplo 3

Possuo licenciatura em engenharia eletrotécnica e experiência acumulada na área de planeamento, supervisão de construção, instalação e manutenção de equipamentos eletrónicos.

A minha carreira profissional desenvolveu-se nas empresas X e Y, onde comecei por funções de assistente evoluindo, depois, para responsável de projeto. É, pois, com grande entusiasmo que me candidato à vaga de Gestor de Projeto, onde colocarei todas as minhas competências e expertise ao serviço dos desafios estratégicos da Empresa XYZ, Lda.

Consulte, por favor, o meu curriculum vitae, em anexo, onde encontrará todos os detalhes do meu percurso e experiência profissionais, que considero relevantes para a função oferecida.

Agradecendo, desde já, a oportunidade e todo o tempo despendido com a minha candidatura, coloco-me ao dispor para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atentamente,

Maria Manuel

Telemóvel: 111111111

Reveja o texto do e-mail e os respetivos anexos

Depois de escrever o e-mail, reveja a linguagem utilizada. Ela deve ser educada, mas sem excesso de formalismo. Assegure-se, ainda, que escreveu de forma clara, concisa e objetiva.

Erros de ortografia e gramática não são permitidos, por isso, antes de enviar, verifique eventuais erros ou typos. Use um corretor ortográfico.

Verifique também os anexos. Se vai enviar o curriculum ou outros documentos em anexo, abra todos eles e certifique-se que estão legíveis e bem formatados. Envie o e-mail para si próprio antes de o enviar ao recrutador, para testar como o e-mail será rececionado.

Consulte aqui as palavras indesejáveis para o seu CV: 10 palavras que não deve colocar no currículo.

Siga as instruções do anúncio

A maioria dos anúncios contém informação sobre a quem endereçar o currículo e quais os requisitos do recrutamento. Podem pedir-lhe que escreva uma carta de apresentação, que envie cartas de recomendação, preencha formulários, faça testes psicotécnicos online ou realize um exercício prático que mostre que tem as competências que o recrutador procura.

Ainda não fez o seu curriculum vitae? Use um dos nossos modelos de CV, disponível em 6 modelos de curriculum vitae: escolha o CV certo para cada vaga.

Se precisar de inspiração para a sua carta de apresentação (ou motivação), consulte também Cartas de apresentação: 12 exemplos e modelos prontos a usar e Como escrever uma carta de apresentação com impacto.

Prepare tudo e só depois envie a sua candidatura ao recrutador. Uma candidatura a determinada vaga de emprego, independentemente do número ou tipo de documentos que venha a anexar, deve seguir num único e-mail.