O que são empresas não financeiras?

As empresas não financeiras são as empresas que apresentam como principal função a produção de bens e serviços não financeiros.

Definição das empresas não financeiras

As empresas não financeiras são um agente económico dedicado à produção de bens e serviços, que estabelece importantes relações com o Estado e com as entidades financeiras.

Tipos de empresas não financeiras

Quanto à sua formação, as empresas não financeiras podem ser sociedades ou empresas individuais.

Empresas financeiras vs empresas não financeiras

A diferença das empresas financeiras e das empresas não financeira encontra-se na produção de bens e serviços financeiros ou não financeiros.

Nas suas relações com as instituições financeiras, as empresas não financeiras recebem destas os fluxos monetários de investimentos, empréstimos e indemnizações pelos valores segurados e juros dos depósitos. Nas suas relações com o Estado, as empresas não financeiras recebem quantias monetárias deste relativas a compras efetuadas (ao consumo) e a subsídios oferecidos à produção de bens e serviços essenciais.

Exemplos de empresas não financeiras

Telecom Italia, Telefonica, e PT são alguns exemplos de empresas não financeiras.

Empresas não financeiras em Portugal

Portugal registava 1.132.861 empresas não financeiras no ano de 2015, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística. Os dados do INE apontam que setor empresarial não financeiro, contava com 3.537.845 pessoas ao serviço nesse mesmo ano, gerando um volume de negócios de 330.416 milhões de euros.