Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

Easypay: o que é e como funciona?

A Easypay é uma instituição de pagamentos eletrónicos que reúne diferentes opções de pagamento numa única plataforma. Através deste sistema de pagamentos eletrónicos é possível pagar por Referência Multibanco, Cartão de Crédito, Débito Direto SEPA (Single Euro Payments Area) ou Boleto Bancário.

A Easypay já efetuou mais de 2 milhões de transações, num volume de negócios superior a 61 milhões de euros, contando com mais de 4 mil clientes (a UNICEF é um exemplo de cliente).

Alternativa ao pagamento de compras

Como o nome indica, esta solução portuguesa deseja facilitar o pagamento de compras pelos consumidores e o recebimento por partes das empresas, permitindo diferentes métodos de pagamento, realizados em qualquer parte do mundo, com o recebimento em tempo real, a preços mais acessíveis (0,5% por transação).

Pode conhecer as taxas ao pormenor no site da Easypay.

Processamento de transações

O titular de uma conta de pagamentos Easypay, que não está associada a um cartão bancário, dá autorização de pagamento pela aplicação instalada no seu telemóvel Android ou iOS, ao comerciante, que tem de possuir este serviço de pagamento disponível. A transação é realizada da seguinte forma:

  1. O vendedor comunica um easypaycode (dados de pagamento em diferentes opções de pagamento);
  2. O comprador processa o pagamento (seleciona o método de pagamento e utiliza o código);
  3. O vendedor recebe uma notificação do pagamento (por e-mail, sms ou webservice);
  4. A Easypay disponibiliza o valor na conta de pagamentos Easypay que pode ser transferida para uma conta à ordem diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Por intermédio da aplicação Abypay (authorize before you pay) e com o lançamento de 50 caixas automáticas em Portugal, no segundo trimestre de 2017, a Easypay demonstrar-se-á como a primeira concorrente portuguesa da rede Multibanco.