Trabalhar em pé o dia todo pode fazer mal à saúde uma vez que se concentra muito sangue nas pernas e se sobrecarregam as articulações, dos joelhos às ancas.

Se passa muitas horas por dia a trabalhar em pé pode experimentar as seguintes estratégias para aliviar essa sobrecarga.

1. Usar calçado confortável

Utilize sapatilhas confortáveis se passa muitas horas em pé no seu trabalho. Se precisa de trabalhar de sapatos pode utilizar palminhas ou outros suportes para melhorar o conforto do pé no calçado. Não aperte muito os sapatos, deixando um pouco de espaço para os pés.
Dê preferência aos sapatos de baixo tacão e de bicos mais largos, pois a pressão exercida nos dedos, que ficam com pouco espaço, dificulta a circulação.

2. Usar roupas leves

A roupa que usa no trabalho aumenta a pressão sobre as suas pernas. Escolha roupa leve e confortável para trabalhar.

3. Cobrir o chão

Coloque um tapete no chão ou outro tipo de cobertura para reduzir o frio e o impacto do esforço diário nas pernas e nos pés.

4. Alternar posições

Mude com frequência a sua posição de trabalho. Sente-se sempre que puder. Desloque-se constantemente no seu trabalho. Quando tem obrigatoriamente de ficar sempre no mesmo local, procure mudar a posição, apoiando-se sobre uma perna e depois sobre outra.

Tenha o cuidado de manter sempre a coluna direita e de dobrar os joelhos quando tem de baixar-se e de levantar objetos pesados.

5. Fazer exercícios

Faça movimentos circulares com os pés e com os joelhos para reduzir as dores e estimular a circulação sanguínea. Mova frequentemente os calcanhares. Os alongamentos são apenas um aquecimento: faça exercício físico fora do trabalho para fortalecer a musculatura.

6. Alimentar-se bem

Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada, não se esquecendo de beber muita água ao longo do dia.