Por: João Paulo Moura

Crédito consolidado com hipoteca: sim ou não?

O crédito consolidado com hipoteca tem características muito específicas que devem ser bem avaliadas antes de se avançar (ou não) com a decisão de contratar um crédito consolidado deste tipo.

O que é?

Um crédito consolidado pode ser feito com ou sem hipoteca. O crédito consolidado com hipoteca é o tipo de crédito consolidado mais praticado. Ele tem por base um crédito hipotecário, onde a pessoa contrai uma hipoteca sobre o imóvel, ficando o imóvel como uma garantia para o banco, no caso do incumprimento do crédito consolidado.

Qual o risco?

Assim, a grande desvantagem do crédito consolidado com hipoteca é o facto do banco ficar com o imóvel, se existir uma situação de incumprimento. Outro perigo é o cliente cair no facilitismo gerado pelo crédito consolidado e criar novos créditos e dívidas.

Quais são as vantagens?

Apesar do risco, um crédito consolidado com hipoteca traz as suas vantagens. A taxa de juro neste tipo de crédito consolidado é inferior, o que significa que este crédito é mais barato do que o crédito consolidado sem hipoteca. Com o crédito consolidado com hipoteca é possível aumentar a poupança mensal, estando o seu assinante mais livre para pagar as suas despesas.

Este tipo de crédito permite ainda aumentar o prazo de pagamento do crédito assinado e pedir uma liquidez adicional. Ele é também o crédito consolidado mais simples e rápido de se assinar, sendo o ideal para quem precisa urgentemente de reestruturar os seus pagamentos e de eliminar a dívida.

Se equaciona consolidar os seus créditos deve fazer uma simulação de crédito consolidado.