Contas Bancárias Low Cost

O low cost veio para ficar, com a poupança a chegar a todos os sectores. A banca não é exceção, com as contas bancárias low cost à disposição dos clientes com menores rendimentos.

Criadas em 2000 no âmbito da legislação sobre os serviços mínimos bancários (SMB), as chamadas contas low cost vieram permitir aos mais desfavorecidos o acesso aos serviços financeiros.

Custos de uma conta low cost

Dados os custos de manutenção de uma conta bancária, nem todos os cidadãos poderiam usufruir deste tipo de produto, pelos baixos rendimentos que auferem. As comissões são consideravelmente mais baixas que as do mercado, não podendo ultrapassar 1% do Salário Mínimo Nacional, ou seja, os 4,85 euros.

O que disponibilizam?

Inicialmente, os SMB consistiam apenas na utilização básica de uma conta à ordem e de um cartão de débito e / ou caderneta, dependendo da instituição bancária. Permitiam fazer depósitos, levantamentos e transferências interbancárias.

Desde 2011, com a alteração legislativa introduzida pelo Governo, permite também aos clientes bancários o acesso ao serviço de homebanking.

Para quem?

As primeiras contas bancárias low cost permitidas por lei apenas poderiam ser utilizadas pelos clientes que não tivessem qualquer outra conta bancária. Agora, qualquer cidadão pode pedir a transformação da sua conta comum em conta low cost. E o banco não o pode recusar ou cobrar qualquer taxa pela operação.

Disponíveis onde?

Já dissemos anteriormente que o banco não pode recusar a conversão de uma conta comum numa conta bancária low-cost. Desde que tenham aderido aos serviços mínimos bancários. É que a lei em vigor não prevê qualquer regime de obrigatoriedade. As instituições bancárias são livres de disponibilizarem, ou não, as contas bancárias low cost.

Atualmente, apenas poderá ter uma conta bancária low cost num dos seguintes bancos:

  • BIC
  • BPI
  • Banco Comercial Português
  • Santander Totta
  • Caixa Económica Montepio Geral
  • Caixa Geral de Depósitos
  • Crédito Agrícola
  • Novo Banco

Se não reúne os requisitos para ter uma conta bancária low cost e mesmo assim quer poupar, saiba como encontrar o banco com as comissões mais baixas.