Se é aluno universitário, conheça o Programa de Estágios PEJENE. A iniciativa da Fundação da Juventude vai já para a 24ª edição. Saiba quem pode participar, como e que vagas estão disponíveis.

O que é o PEJENE?

O PEJENE é o Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas. É promovido pela Fundação da Juventude, no âmbito do Emprego e Empreendedorismo.

Tem como parceiros Instituto Português do Desporto e Juventude, o Ministério da Economia e do Emprego, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o IAPMEI e a companhia de seguros Tranquilidade.

Objetivo do PEJENE

O programa PEJENE visa proporcionar aos estudantes universitários a aquisição de experiência e de melhoria do currículo, preparando-os para o mercado de trabalho, ainda no decorrer do seu percurso académico.

Embora não seja assumido esse compromisso, nalguns casos o estágio poderá conduzir a um contrato de trabalho.

A quem se dirige?

O PEJENE tem vagas para alunos universitários (licenciatura, mestrado, mestrado integrado ou pós-graduação) de todas as áreas de ensino. Sejam do sector público ou do sector privado ou cooperativo. O único requisito é serem frequentadores do penúltimo ou último ano do curso.

Paralelamente, o programa de estágios destina-se às empresas interessadas em abrir portas aos estagiários. Podem ser empresas industriais, comerciais e de serviços, instituições financeiras, instituições sem fins lucrativos, câmaras municipais e juntas de freguesia e ainda agências de desenvolvimento local.

Quando se realizam?

Este ano, naquela que será a 24ª edição, o programa de estágios PEJENE vai decorre entre os meses de julho e setembro. Três meses é a duração máxima, mas os estágios poderão ser de apenas dois meses.

Prazo e formas das candidaturas

As candidaturas são feitas através do site do PEJENE até maio, a que pode aceder a partir da Fundação da Juventude, clicando em Projectos - Estágios no menu do lado esquerdo da página.