Conceito de Matriz BCG

O conceito de Matriz BCG é algo que deve fazer parte da gestão estratégica de qualquer empresa. Trata-se de uma análise baseada no ciclo de vida do produto, que permite avaliar as diversas áreas de negócio.

Para ir à origem do conceito, há que descortinar primeiro a sigla BCG que dá o nome à matriz. Está associada à empresa americana de consultoria Boston Consulting Group. Foi para esta empresa que Bruce Henderson desenvolveu, em 1970, esta Matriz BCG. Mas, afinal, que conceito é este e como funciona a Matriz BCG?

Análise baseada no ciclo de vida dos produtos

Trata-se de uma análise gráfica utilizada para gerir recursos em atividades de marketing (seja gestão de marcas ou de produtos), de planeamento estratégico ou de análise de portefólio. Baseada no ciclo de vida do produto, a Matriz BCG assenta em duas dimensões: crescimento do mercado e quota de mercado.

Para fazer essa análise, há que posicionar os produtos e classificá-los de acordo com os quatro quadrantes da matriz. A saber:

  • Interrogação – produtos com baixa quota de mercado, com baixo retorno sobre ativos e que exigem grandes investimentos;
  • Estrela – produtos líderes de mercado, que geram receitas apesar de exigirem grandes investimentos;
  • Vaca leiteira – aqui poderão ser enquadrados os produtos base de uma empresa, isto é, aqueles que não exigem altos investimentos mas apresentam altos lucros e geração de caixa;
  • Limão / Cão – são os produtos a evitar ou, pelo menos, a minimizar na empresa. Nestes casos, só se deve investir se houver possibilidade de recuperação. Caso contrário, a melhor estratégia será desistir deles.

Com esta Matriz BCG não só se classificam os produtos, como se obtêm recomendações para cada um deles. Estas serão, então, segundo Bruce Henderson, as melhores estratégias para os quatro quadrantes de produtos.

  • Interrogação – Ganha quota ou sair
  • Estrela – Manter a liderança
  • Vaca leiteira – Rentabilizar
  • Limão / Cão – Sair ou reformular

Em suma, esta Matriz BCG apresenta uma estratégia adequada para cada tipo de produto, permitindo equilibrar a carteira de negócios. Aliás, quando desenvolveu a análise gráfica para a empresa de consultoria, Bruce Henderson concluiu que o sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com um portefólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes quotas de mercado.

Pode verificar exemplos práticos de Matriz BCG e se quiser saber ao pormenor como está a sua empresa e o que deve fazer com ela, poderá ainda recorrer a uma análise SWOT.