Comunicação de Contrato de Trabalho de Muito Curta Duração à Segurança Social

O empregador deve comunicar a admissão de um trabalhador com contrato de trabalho de muito curta duração à Segurança Social através da entrega de um formulário eletrónico. Isto pode ser feito online, no site da Segurança Social Direta.

Comunicar contrato pela Segurança Social Direta

A entidade empregadora necessita de uma senha da Segurança Social Direta para fazer a comunicação. Saiba como pedir uma senha da Segurança Social para a sua empresa, caso ainda não possua uma.

  • Depois de entrar no site da Segurança Social Direta, com o NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e a palavra-chave deve-se selecionar o separador “Emprego” e a opção “Admissão e Cessação de Trabalhadores”.
  • De seguida clicar em “Admitir trabalhador”. Se representar uma entidade seleciona-se a opção “Indicar a entidade/cidadão a representar”; introduz-se o NISS e clica-se em “Seguinte”.
  • Inserir a informação referente aos “Dados Pessoais do Trabalhador” e à “Prestação de Trabalho”, selecionar em “Modalidade de Contrato de Trabalho” a opção “Trabalho Muito Curta Duração” e colocar a “Data de Inicio” e “Data Fim” do contrato. Clicar em “Seguinte”.
  • Averiguar os campos referentes ao “Estabelecimento” e ao “Enquadramento da Prestação de Trabalho”. Clicar em “Seguinte”.
  • Certificar os dados e clicar em “Vincular”.
  • Depois de confirmar os dados do trabalhador fica disponível o comprovativo de Comunicação de Admissão de Trabalhador, que pode se imprimido na opção “Imprimir”. Também é possível escolher a opção “Nova Admissão” para inscrever um novo trabalhador.