Comprar no site Aliexpress é seguro?

Sim, é seguro comprar no Aliexpress produtos para Portugal. Aqui no Economias já compramos no site Aliexpress e podemos afirmar que não tivemos problemas nas compras. Contudo, são necessários alguns cuidados ao fazer compras no Aliexpress.

Comprar artigos baratos

O site Aliexpress é um dos melhores sites de compras chineses, com preços bastante reduzidos em milhões de produtos. Se deseja comprar no Aliexpress, recomendamos começar por fazer uma compra de reduzido valor, por segurança.

Se gostar da experiência pode começar a aumentar progressivamente o valor das suas compras. Fica, no entanto, um aviso: a entrega é consideravelmente lenta, tendo de esperar cerca de um mês pela receção do produto (entrega de 20 a 60 dias).

Comprar artigos e alfândega

Quem compra pela primeira vez deve mesmo fazer uma compra de baixo valor para não pagar taxas de alfândega. Refira-se que os direitos aduaneiros se aplicam nas encomendas superiores a 45 euros de particulares e de 150 euros de empresas. Saiba como calcular as taxas alfandegárias.

Comprar com cartão de crédito ou mbnet

Podemos dizer que é seguro comprar no Aliexpress com cartão de credito, uma vez que já compramos artigos neste site com cartão de crédito e não se registaram problemas na cobrança. Os cuidados a ter são os mesmos que nos restantes sites de compras.

Não guardar os dados bancários no navegador é uma dica de segurança para fazer compras online, assim como de poupança.

Em alternativa ao cartão de crédito, pode utilizar o MBNet, criando um cartão de crédito virtual. Não pode, contudo, utilizar o PayPal, visto o site não aceitar este tipo de pagamento.

Escolher o vendedor e ler descrição do produto

Para ser mais seguro comprar no Aliexpress, deve ter em atenção a classificação dos vendedores e ler os comentários dos compradores. Quanto maior for a classificação do vendedor, mais confiável será comprar neste site. Compre apenas diretamente no site, nunca fora desta plataforma, diretamente com presumíveis vendedores.

Convém igualmente ler a descrição do artigo ao pormenor, pois a imagem por si só pode ser insuficiente ou enganosa. Em caso de dúvida sobre o produto contacte o vendedor.

Usar o prazo de proteção da compra

Se ocorrer a entrega do produto com defeito, existe um prazo de proteção de compra do cliente a acionar, no qual é possível abrir uma disputa com o vendedor, obtendo-se direito ao reembolso.

Em caso de demora na entrega, recomenda-se entrar em contacto com o vendedor. O essencial é não deixar passar o prazo de proteção sem se ter recebido o produto e em condições (recebe-se um aviso automático de aproximação de final de prazo de proteção na caixa de correio eletrónico).