Como Transferir um Seguro Automóvel

É possível transferir o seguro automóvel de um carro para outro ou para uma outra seguradora automóvel. Se comprar um carro novo pode transferir o seu seguro automóvel do carro antigo para o novo. Caso compre um carro usado, pode também transferir o seu seguro automóvel, não conseguindo utilizar o seguro automóvel do antigo dono do carro.

Transferência de seguro para outro veículo

A transferência de seguro automóvel entre veículos é feita facilmente caso deseje manter a mesma seguradora auto. A transferência de seguro é gratuita mas terá de pagar novos valores de seguro automóvel caso as características do novo veículo (ano de matrícula por exemplo) sejam muito díspares das do carro antigo. A substituição de seguro entre carros tem de ser feita no prazo de 120 dias.

Transferência de seguro entre seguradoras

Para transferir o seguro automóvel para outra seguradora é necessário informar-se junto da seguradora atual sobre a possibilidade de transferência antes do final da anuidade de contrato. A cessação do contrato de seguro a qualquer hora só pode ser feita com justa causa, como no caso da venda do automóvel, da extinção da matrícula, ou de acidente. Sem justa causa o segurado tem de esperar pelo final do contrato anual, denunciando o contrato com uma comunicação enviada à seguradora com 30 dias mínimos de antecedência do término do contrato.

Veja como cancelar um seguro automóvel.

Para fazer um novo seguro são necessários documentos como o Documento Único Automóvel, o Cartão de Cidadão, o comprovativo de compra/venda do veículo ou situação semelhante, o postal de anulação de seguro, a carta verde e a sua vinheta.