Como Transferir o Crédito Habitação para Outro Banco

O cliente pode transferir o seu crédito habitação para outro banco se assim o desejar, para usufruir de melhores condições de pagamento.

Quando transferir o crédito habitação?

É possível transferir o empréstimo habitação a qualquer momento da vigência do contrato desde que o cliente avise o banco com 10 dias úteis de antecedência da sua vontade.

O que pagar?

Apesar da facilidade burocrática, a transferência de crédito habitação tem os seus custos, pelo que convém calcular as despesas de transferência e as novas prestações a pagar, para descobrir se a mudança é realmente vantajosa.

A comissão de transferência a pagar não pode ser superior a: 0,5% do capital que é reembolsado nos contratos com taxa de juro variável; 2% nos contratos com taxa de juro fixa.

Como se processa a transferência?

O banco onde foi contratado o crédito habitação deve fornecer ao novo banco, no prazo de 10 dias úteis, todas as informações necessárias para que possa fazer um novo empréstimo.

O valor do capital em dívida e o período de tempo do contrato de empréstimo já decorrido são exemplos de informações pedidas pelo novo banco, que estabelecerá um novo contrato com bases nestas informações mas com novas condições para o cliente (como novo spread, prestações mais baixas e maiores prazos de pagamento).