Como simular o valor da reforma?

Gostava de saber como simular o valor da reforma? Há várias formas de o fazer para saber de antemão quanto irá receber assim que deixar de trabalhar.

Porque o cálculo dos valores da reforma pode suscitar dúvidas entre os beneficiários, há outros caminhos que pode seguir para se antecipar em relação ao montante a auferir a partir do momento em que terminar a sua vida ativa. Desde logo, os sites oficiais dos sistemas de proteção social.

Simular a reforma da Segurança Social

Para simular o valor da reforma de um trabalhador que desconta para o regime geral da Segurança Social, basta ir ao site do organismo e, no menu de cima, selecionar “Simulações”. Depois, clica em “Pensões” abrindo de imediato a página onde poderá começar a tratar da sua simulação

Se reparar, no final das considerações acerca do simulador, terá oportunidade de descarregar para o seu computador o ficheiro que o vai ajudar a simular o valor da reforma.

Importa referir que o cálculo é apenas feito com base numa fórmula geral que não analisa o prazo de garantia nem as situações especiais de cálculo.

Simular o valor da reforma da CGA

Se é funcionário público, o seu regime de proteção social também lhe permite simular o valor da reforma. Basta ir ao site da Caixa Geral de Aposentações e, na coluna do lado esquerdo, clicar em "Simulador". 

Nessa página, preencha a informação solicitada, começando pelo período de tempo com descontos para a CGA. Ser-lhe-á depois pedida a data de nascimento, o tempo de serviço e o valor da última retribuição mensal

Além dos sistemas de proteção social, multiplicam-se pela internet outros simuladores do valor da reforma, regra geral, nos sites das entidades bancárias.