Como simular o valor da reforma?

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Mestre em Direito Fiscal

Gostava de saber como simular o valor da reforma? Não precisa de fazer contas. Dizemos-lhe que ferramentas online pode utilizar para simular o valor da sua reforma da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações. Saiba quanto vai receber quando deixar de trabalhar.

Simular a reforma da Segurança Social

Se faz descontos para a Segurança Social, basta ir ao site da Segurança Social Direta para simular o valor da reforma. Introduza o seu número da segurança social (no verso do cartão do cidadão) e a sua palavra passe. Clique em "Pensões", de seguida em "Simulador de Pensões", e escolha se quer fazer uma simulação automática ou uma simulação à medida.

Simulação automática

Ao fazer uma simulação automática, sem inserção manual de dados, ficará a saber o valor estimado da sua pensão, como poderá obter bonificação ou em que circunstâncias será penalizado. Em concreto, é-lhe fornecida a seguinte informação:

  • idade estimada para a sua reforma;
  • valor bruto estimado para a sua Pensão de Velhice, com base nos salários registados na Segurança Social, bem como nos salários projetados para o futuro, no caso de pensões a iniciar em data futura;
  • valor estimado dessa mesma pensão aos preços de hoje, ou seja, sem aplicação da taxa de inflação para o futuro.

No final da sua simulação, pode consultar a lista de salários e dados adicionais que serviram de base à simulação, clicando em "Obter salários e dados adicionais que contaram para esta simulação".

Simulação à medida

Na simulação à medida, o utilizador pode editar os dados que servem de base de cálculo da pensão. Pode definir a data em que pretende reformar-se, editar o valor dos salários, inserir anos de contribuições em falta ou alterar as taxas aplicáveis.

Não é possível simular

Há situações em que terá mesmo de se deslocar aos serviços da Segurança Social para poder simular o valor da reforma. O simulador da Segurança Social Direta não pode ser utilizado nos seguintes casos:

  • outros regimes especiais de antecipação da idade de acesso;
  • pensões unificadas;
  • carreira contributiva noutras instituições de segurança social (portuguesas ou estrangeiras);
  • regimes especiais de acesso à pensão antecipada por profissão especialmente penosa ou desgastante.

O simulador pode ser utilizado para calcular pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade de acesso à pensão de velhice. Para informações adicionais poderá consultar o guia prático.

Simular a reforma da Caixa Geral de Aposentações

Se é funcionário público, saiba que o seu regime de proteção social também lhe permite simular o valor da reforma. Basta aceder ao site da Caixa Geral de Aposentações e, na coluna do lado esquerdo, clicar em "Simulador". Dependendo do seu ano de inscrição, poderá ser reencaminhado para o site da CGA Direta.

Preencha a informação solicitada, começando pelo período de tempo com descontos para a CGA. Ser-lhe-á também pedida a data de nascimento, o tempo de serviço e o valor da última retribuição mensal.

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito pela Universidade Católica, em 2012, mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica. É advogada e professora.