Como Responder a Perguntas Estúpidas de Emprego

Como responder a perguntas estúpidas de emprego depende da sua maneira de ser. Há quem desperte a criatividade para responder no mesmo tom. E há os mais ponderados que dão a volta à questão, de forma a não perderem as hipóteses de ocupar a vaga.

Porque as ofertas de emprego não são muitas olhando ao leque alargado de candidatos, vejamos quais as respostas mais adequadas a algumas dessas perguntas que muitos consideram estúpidas. A chave está num bom trabalho de casa sobre a empresa, para que nenhuma questão o deixe sem palavras.

“Porque concorreu a este emprego?”

Já o deve ter dito se enviou carta de apresentação, mas ainda assim colocam-lhe a questão. Em vez de decorar uma série de elogios a mencionar ao recrutador, seja sincero. Assuma que a vaga divulgada pela empresa lhe despertou interesse e que a colaboração poderá ser vantajosa para ambos. Saiba como responder exemplarmente a esta pergunta.

“Onde se vê daqui a cinco anos?”

Mais uma pergunta a que alguém mais descarado poderia responder “No seu lugar, a fazer perguntas mais inteligentes”. A melhor forma de não fechar de imediato as portas a uma possível contratação, é responder, por exemplo: “Vejo-me a desenvolver projetos de sucesso como A, B ou C e a sentir-me realizado a nível profissional”.

Descubra como responder a esta pergunta com brilho

“É casado? Tem filhos ou está a pensar ter”

Controle-se evitando responder “É a minha vida pessoal, não tem nada a ver com isso”. Para responder sem criar problemas e sem revelar a sua vida pessoal, diga apenas A minha família tem sido muito compreensiva em relação ao meu trabalho”.

Este é até um dos tipos de perguntas que não se devem fazer numa entrevista de emprego.

“O que o faz sair da cama de manhã?”

Não vai dizer que é o “despertador”. Ao invés, responda que o que o motiva todas as manhãs é a procura de novos desafios e conquistas profissionais.

“Vê-se a trabalhar horas extras quando for necessário?”

Claro que sim, sempre que a empresa precisar de mim, pode contar com o meu contributo” é a resposta mais correta, ainda que essa disponibilidade possa vir a alterar-se futuramente.

Qual é o animal que gostaria de ser?

Por mais que lhe apeteça responder torto, com animais fantasiosos como o unicórnio, por exemplo, deve selecionar um animal pelas suas características. Veja o significado dos animais numa entrevista de emprego e escolha o melhor animal para a posição em questão. 

Saiba ainda como responder às perguntas mais difíceis da entrevista de emprego..