Como poupar dinheiro por mês

Guardar dinheiro por mês passa por diferentes cuidados. Quanto mais cedo começar, mais dinheiro conseguirá poupar. Lembre-se que cada mês tem as suas despesas.

Estabelecer objetivos

Estipule um objetivo de poupança para cada mês. Este valor pode ser igual todos os meses (como 20% do salário por exemplo) ou crescente (poupar 50 euros num mês, 70 euros no seguinte, 90 no posterior e assim sucessivamente).

Fazer um orçamento

Anote num papel todos os gastos fixos mensais para descobrir o quanto gasta até ao fim do mês. Pense nas despesas de todo o agregado familiar. Veja como fazer um orçamento familiar. O resultado final vai ditar um número para a poupança mensal a obter.

Poupar mensalmente

Cada mês tem as suas despesas. O IMI paga-se em abril, o regresso às aulas acontece em setembro, em dezembro há o Natal, etc. Lembre-se que a sua poupança tem de ser rigorosa para conseguir responder às despesas extraordinárias de cada mês. Some estas despesas variáveis ao orçamento e reforce a estratégia de poupança em determinados meses se necessário.

Saiba como fazer boas compras por mês e como pode fazer uma dieta de dinheiro nestes meses mais dispendiosos.

Fazer um calendário

Para o ajudar a poupar dinheiro por mês é importante que trace um calendário de poupança onde esteja visível o objetivo de poupança para cada mês. Este calendário ajudará a manter a organização na poupança e o seu foco no objetivo.

Automatizar pagamentos

Pague a si próprio em primeiro lugar. Para facilitar o processo de poupança pode falar com o seu banco para que este faça o direcionamento de uma parte do seu ordenado para uma conta poupança. Uma das dicas para poupar dinheiro é passar o dinheiro que quer poupar por mês para uma conta poupança através de uma ordem de débito automático.

Se for muito disciplinado economicamente pode tentar poupar dinheiro por semana.