Como melhorar o perfil LinkedIn

Estes são os 7 passos que deve dar para melhorar o seu perfil LinkedIn e aumentar a visibilidade do seu currículo.

Completar o perfil do LinkedIn é uma das formas de melhorar a imagem profissional online.

1. Completar todos os dados

Complete todos os dados do perfil, mesmo que seja uma tarefa chata. Especifique o cargo desempenhado na empresa e todos os cargos desempenhados anteriormente. Não se esqueça dos idiomas. Faça e adicione um resumo do seu historial profissional e académico. O resumo é o que as empresas leem quando investigam candidatos, por isso cause uma boa impressão.

2. Colocar uma foto profissional

Escolha uma foto apresentável para o perfil. Ter fotografia aumenta a probabilidade de verem o seu perfil por 11 vezes. Não coloque contudo uma foto informal.

Veja os erros a evitar na fotografia do LinkedIn.

3. Personalizar links

Customize o seu link do LinkedIn e partilhe-o. Um link personalizado ajuda nas pesquisas do Google. Insira os seus restantes links pessoais (como blogues) no seu perfil.   

4. Fazer carregamentos

Faça upload de trabalhos seus. Aproveite para divulgar o seu portfólio. Anexe o currículo (em documento Word, PDF ou até em vídeo) para poder ser visto por recrutadores.

5. Aumentar as conexões

Envie convites aos seus amigos e conhecidos para se juntarem à sua rede de contactos do LinkedIn. Pode pesquisar contactos por e-mail diretamente no LinkedIn. Naturalmente que uma vasta rede de contactos pode ser útil para eventuais oportunidades de emprego e parcerias. Em todo o caso saiba selecionar os seus contactos e não aceitar todos os convites que lhe surgem. 

Esteja ciente disto: o recrutador vai pesquisar as suas conexões.

6. Fazer recomendações

Recomende pessoas da sua rede de contactos pelas suas competências e espere que estas façam o mesmo por si. Serão as testemunhas da qualidade do seu trabalho. 

Conheça as competências mais pesquisadas no LinkedIn.

7. Usar palavras-chave

Utilize palavras-chave relacionadas com a sua atividade profissional que ajudem a encontrá-lo mais facilmente, como por exemplo marketing, publicidade, comunicação. Como os recrutadores pesquisam mais rapidamente por um cargo e não por uma competência, uma dica é até escrever as palavras mais pessoalmente, como “tradutor” em vez de “tradução”. 

Descubra quem visitou o seu perfil.

Conheça ainda as 7 regras de etiqueta no LinkedIn.