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LinkedIn: 6 erros que deve evitar para se destacar nesta rede profissional

Atualmente, qualquer que seja o seu objetivo profissional, ter um perfil no LinkedIn é fundamental. Mas, atenção, existem erros a evitar.

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LinkedIn: 6 erros que deve evitar para se destacar nesta rede profissional

Atualmente, qualquer que seja o seu objetivo profissional, ter um perfil no LinkedIn é fundamental. Mas, atenção, existem erros a evitar.

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Atualmente, para quem está à procura de emprego, a aumentar a sua networking ou a impulsionar os seus negócios, ter um perfil no LinkedIn é fundamental. Mas, atenção, existem erros na gestão desta rede que deve evitar. Neste artigo, mostramos-lhe quais.

LinkedIn sem foto ou com uma pouco profissional

Um dos maiores erros que os utilizadores do LinkedIn cometem é criar um perfil sem foto. Além do anonimato não trazer qualquer vantagem, não ter foto no perfil é um entrave ao aumento da rede de contactos.

Outro erro que deve evitar é colocar aquela foto que tirou num dia de praia maravilhoso ou numa saída à noite com os amigos muito divertida. Nunca se esqueça, o LinkedIn é uma rede profissional, logo, deve passar uma imagem o mais profissional possível. O ideal é inserir uma foto de rosto, ou busto, num fundo neutro, por exemplo, junto a uma parede branca.

Igualmente importante é a escolha da foto de capa do seu perfil. A foto deve estar relacionada com a sua área de interesse. Pesquise em bancos de imagens, alguns são gratuitos e disponbilizam uma oferta vasta e diversificada.

Leia ainda: Linkedin: Como criar um bom perfil profissional e ser visto

Não ter o perfil completo no LinkedIn

Tal como na questão da foto, não tem vantagem absolutamente nenhuma em ter um perfil incompleto. O objetivo de estar no LinkedIn é, precisamente, dar a conhecer-se a nível profissional e chamar a atenção dos seus contactos e de possíveis recrutadores. Disponibilize toda a informação relevante sobre o seu percurso académico e profissional. Faça também uma breve apresentação pessoal no resumo e não se esqueça de colocar key words para que o seu perfil possa ser encontrado mais facilmente.

Não personalizar o seu URL

O URL do seu perfil pode ficar muito extenso. Assim, personalizar o URL com o seu nome, por exemplo, fica mais atrativo e é mais eficaz quando precisa de o partilhar ou inseri-lo no currículo. Esta personalização também facilita a localização do perfil nos motores de busca da internet.

Não ter objetivos definidos

Neste momento, qual é o seu principal objetivo? Encontrar um novo emprego, aumentar a sua rede de contactos ou procurar novas parcerias para desenvolver o seu negócio?

Qualquer que seja a sua meta, é essencial ter uma estratégia bem definida para a alcançar. Comece, por exemplo, por definir, quem quer ter na sua rede de contactos, em que grupos de discussão deve participar, que tipo de informação deve publicar e com que periodicidade.

Relativamente à sua rede de contactos, é importante que quando alguém aceita o seu pedido de conexão, lhe envie uma mensagem a agradecer, pois é uma forma de causar boa impressão e de se destacar.

Leia ainda: Saiba como melhorar o seu marketing pessoal e o impacto na sua carreira

Não participar em grupos de discussão

Deve participar em grupos de discussão relativos à sua área de interesse e deve fazê-lo com frequência. Os grupos de discussão são muito importantes pois, através deles, pode aumentar a sua rede de contactos.

Aposte ainda na interação com a sua rede de contactos. Comente, partilhe, coloque gostos nas publicações de outros utilizadores. Este envolvimento vai ajudar a chamar a atenção e, uma vez mais, a destacar-se.              

Não pedir recomendações                                      

As recomendações de outras pessoas são fundamentais para que o seu perfil se destaque. Peça recomendações a atuais ou antigos colegas de trabalho e de curso, ou a qualquer outra pessoa com quem já tenha interagido profissionalmente. Mas, se não se sente à vontade para pedir recomendações, pode, proativamente, fazer uma recomendação a essas pessoas. Elas decerto vão retribuir.

Tal como no currículo, na construção do seu perfil de LinkdIn deve ter muita atenção aos pormenores. A informação do seu perfil deve ser verdadeira, clara e realçar o que realmente é importante. Tenha muita atenção à ortografia e pontuação. Deve ainda consultar perfis de pessoas influentes na sua área de interesse.

Leia ainda: Marca pessoal: o que é e como construir

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

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