É possível fazer uma denúncia à Segurança Social de qualquer assunto respeitante a esta instituição. Qualquer queixa tem de ter fundamentos válidos para ser avaliada pelos serviços da Segurança Social. Não basta levantar o dedo, é preciso apresentar dados concretos, com nomes, moradas, locais de trabalho, etc, ao fazer uma denúncia.

Denúncia telefónica à Segurança Social

Pode-se fazer uma denúncia à Segurança Social via telefone, pelo número 808 266 266, nos dias úteis das 09h00 às 17h00. A pessoa pode começar por explicar o motivo do telefonema e, se desejar, perguntar se pode fazer a queixa anonimamente (o que pode no entanto colocar a denúncia em descrédito). Por norma, no entanto, é pedido o número de identificação da Segurança Social do beneficiário que faz a chamada.

Denúncia online à Segurança Social

No site da Segurança Social existe um campo específico para contactar a Segurança Social, o qual pode ser utilizado para o efeito.

Denúncia presencial à Segurança Social

A denúncia pode ser feita presencialmente nos serviços da Segurança Social ou ser entregue por carta, no serviço da área de residência da pessoa/instituição. É necessário expor os factos e os dados da pessoa ou organização que atua de forma contrária às regras estipuladas.

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