Empresas

Como fazer uma análise PEST?

Saiba como fazer uma análise Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica (PEST) e qual o impacto na sua empresa.

Empresas

Como fazer uma análise PEST?

Saiba como fazer uma análise Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica (PEST) e qual o impacto na sua empresa.

A análise PEST (Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica) é um exercício que lhe permite perceber qual o impacto que o ambiente externo pode ter no seu negócio, produto ou serviço. Esta análise ajuda a identificar oportunidades e ameaças externas relacionadas com a sua empresa. Faça a análise PEST à sua empresa ou produto através destas perguntas:

Análise Política

A análise política foca-se nos aspetos relacionados com a regulamentação da indústria em que se insere o seu negócio e na que frequência com que ela pode ou não mudar, tendo em conta as orientações do governo.
  • Qual a estabilidade do governo?
  • Como é que o governo influencia as leis que regulam a indústria onde vai entrar? As mudanças são voláteis?
  • Que acordos de comércio internacionais estão em vigor?
  • Qual a regulamentação técnica (relacionada com produção ou execução do serviço) em vigor?

Análise Económica

Através da análise económica, pode identificar a presença ou não de concorrência, os impostos ou incentivos que possam estar associados ao negócio e outras variáveis que tenham impacto nos custos da operação.
  • Há já muita concorrência ou negócios/produtos semelhantes? Ou é um novo produto/serviço?
  • Que taxas/impostos se aplicam nesta indústria? Qua tipo de incentivos existem?
  • Qual a taxa de desemprego? Que políticas de emprego existem?
  • Quão difícil é obter financiamento?
  • Qual o clima de confiança na economia? Qual a evolução do PIB?

Análise Sociocultural

A análise sociocultural permite identificar possíveis entraves ou agentes de influência do consumidor tendo em conta o estilo de vida, os papéis sociais dos diferentes géneros, os níveis de literacia ou a distribuição demográfica.
  • Como funciona o estilo de vida no país/região?
  • Quais os níveis de habilitação? Quais as instituições ou pessoas que influenciam a opinião pública? Qual o nível de exposição aos meios de comunicação?
  • Quais os papéis sociais das diferentes pessoas (consoante idade e género)? Qual é a distribuição geográfica (género, estrutura etária, etc…)?
  • Qual a taxa de natalidade? Qual a esperança média de vida?
  • Quais os principais hábitos de consumo? Qual a propensão à mudança? Qual o grau de adesão a novos produtos?

Análise Tecnológica

A análise tecnológica permite perceber qual o impacto da tecnologia na produção, distribuição e comunicação do seu produto ou serviço.
  • Qual o nível de tecnologia utilizada para produzir ou fornecer o seu produto ou serviço?
  • Como é que as novas tecnologias impactam a comunicação com o meu cliente?
Aliada à análise PEST está a análise SWOT que também olha para os fatores internos (da sua empresa) que podem ter impacto no sucesso do seu negócio.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.