Como fazer uma análise PEST?

A análise PEST (Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica) é um exercício que lhe permite perceber qual o impacto que o ambiente externo pode ter no seu negócio, produto ou serviço. 

Esta análise ajuda a identificar oportunidades e ameaças externas relacionadas com a sua empresa.  Faça a análise PEST à sua empresa ou produto através destas perguntas:

Análise Política

A análise política foca-se nos aspetos relacionados com a regulamentação da indústria em que se insere o seu negócio e na que frequência com que ela pode ou não mudar, tendo em conta as orientações do governo.

  • Qual a estabilidade do governo? 
  • Como é que o governo influencia as leis que regulam a indústria onde vai entrar? As mudanças são voláteis?
  • Que acordos de comércio internacionais estão em vigor?
  • Qual a regulamentação técnica (relacionada com produção ou execução do serviço) em vigor?

Análise Económica

Através da análise económica, pode identificar a presença ou não de concorrência, os impostos ou incentivos que possam estar associados ao negócio e outras variáveis que tenham impacto nos custos da operação.

  • Há já muita concorrência ou negócios/produtos semelhantes? Ou é um novo produto/serviço?
  • Que taxas/impostos se aplicam nesta indústria? Qua tipo de incentivos existem?
  • Qual a taxa de desemprego? Que políticas de emprego existem?
  • Quão difícil é obter financiamento? 
  • Qual o clima de confiança na economia? Qual a evolução do PIB?


Análise Sociocultural

A análise sociocultural permite identificar possíveis entraves ou agentes de influência do consumidor tendo em conta o estilo de vida, os papéis sociais dos diferentes géneros, os níveis de literacia ou a distribuição demográfica.

  • Como funciona o estilo de vida no país/região?

  • Quais os níveis de habilitação? Quais as instituições ou pessoas que influenciam a opinião pública? Qual o nível de exposição aos meios de comunicação?
  • Quais os papéis sociais das diferentes pessoas (consoante idade e género)? Qual é a distribuição geográfica (género, estrutura etária, etc…)? 
  • Qual a taxa de natalidade? Qual a esperança média de vida?
  • Quais os principais hábitos de consumo? Qual a propensão à mudança? Qual o grau de adesão a novos produtos? 

Análise Tecnológica

A análise tecnológica permite perceber qual o impacto da tecnologia na produção, distribuição e comunicação do seu produto ou serviço.

  • Qual o nível de tecnologia utilizada para produzir ou fornecer o seu produto ou serviço?
  • Como é que as novas tecnologias impactam a comunicação com o meu cliente?

Aliada à análise PEST está a análise SWOT que também olha para os fatores internos (da sua empresa) que podem ter impacto no sucesso do seu negócio.