Análise Política
A análise política foca-se nos aspetos relacionados com a regulamentação da indústria em que se insere o seu negócio e na que frequência com que ela pode ou não mudar, tendo em conta as orientações do governo.- Qual a estabilidade do governo?
- Como é que o governo influencia as leis que regulam a indústria onde vai entrar? As mudanças são voláteis?
- Que acordos de comércio internacionais estão em vigor?
- Qual a regulamentação técnica (relacionada com produção ou execução do serviço) em vigor?
Análise Económica
Através da análise económica, pode identificar a presença ou não de concorrência, os impostos ou incentivos que possam estar associados ao negócio e outras variáveis que tenham impacto nos custos da operação.- Há já muita concorrência ou negócios/produtos semelhantes? Ou é um novo produto/serviço?
- Que taxas/impostos se aplicam nesta indústria? Qua tipo de incentivos existem?
- Qual a taxa de desemprego? Que políticas de emprego existem?
- Quão difícil é obter financiamento?
- Qual o clima de confiança na economia? Qual a evolução do PIB?
Análise Sociocultural
A análise sociocultural permite identificar possíveis entraves ou agentes de influência do consumidor tendo em conta o estilo de vida, os papéis sociais dos diferentes géneros, os níveis de literacia ou a distribuição demográfica.- Como funciona o estilo de vida no país/região?
- Quais os níveis de habilitação? Quais as instituições ou pessoas que influenciam a opinião pública? Qual o nível de exposição aos meios de comunicação?
- Quais os papéis sociais das diferentes pessoas (consoante idade e género)? Qual é a distribuição geográfica (género, estrutura etária, etc…)?
- Qual a taxa de natalidade? Qual a esperança média de vida?
- Quais os principais hábitos de consumo? Qual a propensão à mudança? Qual o grau de adesão a novos produtos?
Análise Tecnológica
A análise tecnológica permite perceber qual o impacto da tecnologia na produção, distribuição e comunicação do seu produto ou serviço.- Qual o nível de tecnologia utilizada para produzir ou fornecer o seu produto ou serviço?
- Como é que as novas tecnologias impactam a comunicação com o meu cliente?
A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.
Deixe o seu comentário