Para fazer um orçamento familiar mensal grátis pode utilizar um programa gratuito ou fazer por si mesmo o orçamento, numa folha de Excel, por exemplo.

Aplicações para gerir o orçamento familiar

O Boonzi Light é uma ferramenta gratuita de gestão do orçamento familiar, que permite fazer e gerir o orçamento da família no Excel. Nela consegue estabelecer limites para as despesas mensais e obter relatórios dos gastos por categorias, à medida que insere novas despesas.

Já o Boonzi permite centralizar automaticamente todas as despesas e receitas de todas as suas contas bancárias. Tem 30 dias de utilização gratuita.

As despesas familiares também podem ser controladas gratuitamente pela aplicação Toshl Finanças, para iOS e Android. Esta prática aplicação de gestão de orçamentos é uma das várias aplicações que o vão ajudar a poupar muito dinheiro.

Outro exemplo de aplicação gratuita para gestão do orçamento e poupança é o Spending Tracker, também disponível para iOS e Android.

Dicas para fazer o orçamento familiar

Para organizar o orçamento familiar ao pormenor pode fazer por si o orçamento familiar. Deve começar por juntar todos os recibos, faturas, extratos bancários e documentação, para enumerar todas as despesas e todas as receitas mensais.

Num documento Excel pode somar as despesas e as receitas, em diferentes colunas. Depois pode fazer um saldo entre os rendimentos e as despesas, subtraindo o total dos rendimentos pelo total das despesas.

Veja como fazer um orçamento familiar ao pormenor.