Como Fazer um Inquérito de Satisfação aos Clientes

Para fazer um bom inquérito de satisfação aos seus clientes deve ter alguns cuidados. A realização de um inquérito de satisfação eficiente aos clientes permite descobrir o que pode ser melhorado nos serviços da empresa e como encontrar ainda mais clientes.

Escolher perguntas chave

Escolha as perguntas certas para os objetivos do inquérito de satisfação. Não exagere no número de perguntas: faça apenas as questões mais essenciais, como a quantificação do grau de satisfação dos serviços e produtos, a avaliação dos preços praticados e as sugestões de melhoramento do serviço ou produtos, por exemplo. Procure fazer perguntas claras e objetivas.

Escolher diferentes meios

Não se limite a um meio para realizar o seu inquérito de satisfação aos clientes. Utilize vários meios para o inquérito, desde a via telefónica à presencial e também à via online.

Escolher dias e horários compatíveis

Escolha dias e horários compatíveis para a empresa e para o cliente, para realizar os inquéritos presenciais ou os inquéritos telefónicos. Os dias de início de semana costumam ser mais preenchidos e as horas da manhã e do almoço não são muito desejadas pelo cliente.

Oferecer recompensa

Estimule a participação dos clientes nos inquéritos de satisfação com a oferta de um prémio, por sorteio, por exemplo. Quando tem algo para oferecer, o cliente sente-se mais acarinhado e com mais vontade de participar.

Conheça mais meios de obter feedback dos clientes.