Existem algumas estratégias a tomar para fazer refeições económicas. Não é necessário passar fome, nem emagrecer muito a carteira, basta ter alguns cuidados:

  • Planeie as refeições da semana e elabore uma lista com os alimentos necessários. Compre só o que está na lista e aproveite as promoções nesses produtos. O ideal é fazer compras uma vez por mês ou uma vez por semana, para evitar viagens e custos desnecessários.
  • Compre frutas da estação pois ficam mais baratas que as frutas fora da sua época de produção. Utilize legumes congelados que duram bastante tempo sem se estragarem e não saem nada caros.
  • Faça comida para mais que uma refeição (sopa por exemplo) e conserve-a no frigorífico. Não deite nada fora, pois tudo pode ser aproveitado para outra refeição. A carne que sobrou pode ser utilizada para fazer uma lasanha ou croquetes, por exemplo.
  • Produza os seus próprios legumes, ervas aromáticas e frutas, se tiver oportunidade. Poderá fazer bolos, compotas, bebidas e variadas refeições com eles. O próprio paladar agradece.
  • Resista às comidas pré-congelados e saladas pré-lavadas. Perca um pouco de tempo para fazer a sua comida, em grandes quantidades. Congele a comida para tê-la sempre à mão pronta a servir.
  • Improvise um pouco. Se tiver dois bifes para três pessoas, corte-o em pedaços e faça um arroz e junte uns legumes, em vez de preparar e servi-los individualmente.
  • Substitua alguns alimentos. Pode sempre trocar alguns ingredientes por outros seus semelhantes mais baratos. Ao fazer bolos por exemplo, pode trocar os ovos por farinha de soja, ou o óleo pela compota caseira de maça.

Exemplos de refeições económicas

Passando da teoria à prática, pode tentar preparar algumas refeições baratas e rápidas:

  • Frango estufado com arroz de ervilhas e salada
  • Quiche de queijo, fiambre e cogumelos
  • Bife de vaca grelhado com puré de batata e salada
  • Bife de novilho grelhado e massa com molho de tomate
  • Salada de massa com atum e molho de Iogurte
  • Salada russa com batata e ovo cozido, atum, ervilhas e cenouras aos cubos
  • Arroz de peixe
  • Ovos mexidos com espinafres
  • Esparguete com camarão
  • Omeleta de fiambre, queijo e tomate cereja, com arroz de cenoura e salada
  • Empadão de atum e espinafres
  • Bife cortado às tiras, salteado com legumes chineses, com arroz.

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