Como Fazer Para Mudar de Banco

Saiba como fazer para mudar de banco. Como se processa, quando custa e quais os deveres das instituições envolvidas.

Se não está satisfeito com o banco com que trabalha, ou se outro lhe ofereceu condições irrecusáveis, pode mudar a qualquer momento. E não se preocupe com os pagamentos associados a essa conta. Está tudo previsto nos Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários.

Bancos devem ajudar o cliente

O primeiro passo será abrir a nova conta no novo banco, informando-se das condições e custos associados à transferência da sua antiga conta para a nova entidade.

A partir daí, no processo de mudança da domiciliação da conta de depósitos à ordem, pode contar com a colaboração dos bancos. A pedido do novo banco, o antigo deverá fornecer toda a informação sobre as transferências e ordens de pagamento ou débitos diretos associadas à conta a encerrar.

De seguida, a nova instituição bancária ativa novas ordens de transferência e altera a domiciliação das autorizações de débito em conta. A este propósito, poderá ajudar o cliente a avisar terceiros dos dados da sua nova conta bancária.

Quanto custa a mudança de banco?

Não há custos associados ao encerramento de uma conta de clientes particulares. Assim como também deve ser gratuito o acesso à informação necessária para transferir a conta e as ordens de pagamento.

Caso esteja em causa um período superior a 13 meses e o antigo banco cobre comissões pela transferência dos serviços de pagamento, o cliente deve ser avisado antes de optar pela mudança de banco.

Prazos

Como mudar de banco já foi mais caro e também mais demorado. Agora, o processo deverá estar concluído no prazo de 14 dias. Para iniciar o processo, o antigo banco tem sete dias para dar toda a informação ao novo banco. Recebidos esses dados, o novo banco tem outros sete dias para garantir que os serviços de pagamento estão operacionais a partir da nova conta bancária.

Apesar da rapidez e da facilidade do processo, pode haver entraves ao encerramento de uma conta. Como sejam:

  • Ter saldo negativo;
  • Não terem sido devolvidos os cartões e/ou cheques associados à conta;
  • A antiga conta ter associado outro produto ou serviço.

Se o que o faz mudar de banco é algum problema com a entidade com quem tem trabalhado descubra onde fazer queixa de um banco.