Como fazer um estudo de mercado para abrir uma empresa
Fazer um estudo de mercado é um passo essencial a dar antes de abrir uma empresa. Sem realizar uma pesquisa de mercado uma empresa não consegue ter uma correta perceção da aceitação do seu negócio.
Para levar a efeito a pesquisa pode-se contratar empresas de estudos de mercado ou então realizar o próprio estudo de mercado, numa solução mais trabalhosa, mas mais económica. É nesta segunda opção que nos centramos.
1. Formalizar as questões do estudo
O estudo deve estar focado para a obtenção das respostas às principais dúvidas do empreendedor, como por exemplo:
- Quem será o público-alvo do negócio e qual o tamanho deste público?
- Que informações devo saber sobre o público?
- O quanto estará o público disposto a gastar nestes produtos?
- Que preços colocar nos produtos ou serviços?
- Qual a concorrência neste ramo?
- Quais são os ganhos da concorrência?
- Quais são os pontos fortes e fracos da concorrência?
- Como se comporta o mercado nesta área?
- Quais são os elementos diferenciadores dos produtos ou serviços?
- O que pode melhorar e distinguir uma empresa na área?
O objetivo é perceber o perfil dos clientes e os comportamentos de consumo na área, para descobrir a recetividade à abertura de uma nova empresa.
2. Pesquisar dados sobre o público e a área
Uma vez identificada a informação desejada, é altura de passar à sua procura e recolha. Nesta fase pode-se consultar indicadores demográficos, dados de consumo interno e externo, analisar serviços existentes num determinado raio geográfico, etc.
Muita desta informação pode ser obtida gratuitamente online, em sites como o INE, por exemplo. Os ministérios, as juntas de freguesia, as associações comerciais e industriais, estudos de mercado já existentes e a imprensa podem também ajudar à pesquisa.
Investigue os sites da concorrência e o feedback atribuído pelos clientes aos produtos comprados para descobrir lacunas e possíveis elementos diferenciadores.
3. Fazer inquéritos
Para além de obter dados gerais de modo indireto interessa saber concretamente o que os potenciais consumidores pensam de um novo negócio. Para isso é necessário realizar inquéritos a uma amostra cuidadosamente escolhida. Pessoas conhecidas não devem ser entrevistadas, pois podem enviesar os resultados.
Trace um questionário tendo em conta as perguntas colocadas inicialmente para medir a abertura do mercado a um novo negócio. Depois escolha um vasto público alvo para aplicar esse mesmo questionário.
Pode realizar questionários online de forma a abranger uma amostra significativa de pessoas.
4. Analisar os dados recolhidos
Uma vez recolhido um número considerável de estudos e de inquéritos está na hora de compilar e analisar os dados.
Pode estabelecer uma estrutura para quantificar e esquematizar os resultados obtidos nos inquéritos. Consoante estes resultados conseguirá deliberar sobre o potencial do mercado, a recetividade do consumidor e viabilidade de um negócio. Em caso positivo é importante traçar um plano de negócios.