Como fazer uma carta de apresentação exemplar

Saiba como fazer uma carta de apresentação para uma empresa. Pode juntar esta carta de apresentação de emprego ao seu currículo numa candidatura, e assim familiarizar o recrutador com o seu perfil.

Pesquisar sobre a empresa

Antes de começar a fazer uma carta de apresentação pessoal deve pesquisar sobre o destinatário da carta, o recrutador. Se quer fazer uma boa carta de apresentação para emprego tem de procurar dados sobre a empresa e mostrar esses conhecimentos no texto da carta.

Mostrar valor para a empresa

Com base na pesquisa, e nos requisitos do anúncio de emprego, ao escrever a carta de apresentação para a empresa deve mencionar de que forma lhe será útil e como se inserirá dentro da sua cultura e dos seus processos.

Ser objetivo

Apresente-se. Fale um pouco sobre si. Seja breve em todas as frases. Escreva uma carta de apresentação com um máximo de quatro parágrafos. Uma dica é colocar a informação em tópicos. Fuja a clichés, jargões e erros ortográficos.

Nomear qualidades

Refira as principais competências que detém que a empresa saberá apreciar e quais as suas experiências relevantes para o cargo.

Dar exemplos

Pode colocar factos quantitativos do passado profissional recente para exemplificar as suas competências e experiência.

Caso não tenha experiência profissional, saiba como fazer a carta de apresentação para o primeiro emprego.

Terminar e acabar de forma original

Tente ser original na carta de apresentação, principalmente no início e no fim da carta. Em vez de acabar a carta dizendo estar disponível para uma possível entrevista pode dizer que vai telefonar dentro de duas semanas para saber se estão interessados numa entrevista.

Comparar com currículo

Leia e releia a carta de apresentação. Ela não deve ser uma cópia ou um resumo do currículo, mas sim um complemento. Tenha o cuidado de incluir na carta apenas informações novas ou relevantes para a vaga (as suas mais-valias).

Fique com exemplos de carta de apresentação.