Se precisa de dicas para evitar o nervosismo numa entrevista de emprego, eis aqui o pode fazer já na próxima entrevista.

Preparar-se

Para estar seguro de si na entrevista convém saber o máximo possível sobre a empresa antes da entrevista de emprego. Pesquise sobre a empresa antes da entrevista e leve tudo o que deve levar para uma entrevista de emprego, como uma cópia do currículo, por exemplo.

Treinar

Também pode treinar as suas respostas às perguntas mais comuns de uma entrevista de emprego. A prática faz a perfeição. Pode treinar os seus gestos e a sua postura a um espelho.

Pontualidade

Chegar atrasado a uma entrevista de emprego pode ser já o final das aspirações do entrevistado, mesmo antes de começar a entrevista. Chegue com antecedência, para ficar mais descansado e para conhecer mais pormenores sobre a empresa.

Relaxamento

Masque uma pastilha elástica ou ouça um pouco de música do seu gosto no telemóvel. Ligue a alguém amigo enquanto espera. Faça algo que lhe traga relaxamento.

Confiança

Se esperar sentado o faz sentir nervoso, levante-se e ande por um pouco, de costas bem erguidas. Sorria, para ficar mais bem disposto.

Pensamento positivo

Lembre-se dos maiores feitos e desafios da sua vida. Já fez muita coisa da qual se pode orgulhar. Pense em todas as pessoas que o amaram ao longo da vida. Tem todos os motivos para estar feliz neste momento, e para gostarem de si, sendo a entrevista uma mera conversa. Não se pressione. Já passou por coisas piores. Mantenha sempre o positivismo e a determinação ao longo da entrevista. Se precisar, use uma caneta na mão para disfarçar o nervosismo, mas não a manuseie muitas vezes. Quando der por ela, a entrevista já acabou, sem sequer ter ficado nervoso no processo.

Conheça mais dicas para se manter calmo na entrevista de emprego.