Muitos dos trabalhadores em Portugal estão infelizes no trabalho mas poucos são os que confessam a tristeza ao patrão.

Seja pelo salário baixo, pelos poucos benefícios, pelo ambiente de trabalho, pela falta de reconhecimento ou de perspetivas de futuro, muitos colaboradores ficam desmotivados e não o comunicam à chefia, o que resulta em trabalho mal desempenhado e no aumento da infelicidade no trabalho.

Motivação no trabalho

Antes de dizer ao patrão que está infeliz, o funcionário deve fazer um exercício de autoavaliação e perceber se tem alguma culpa nesta insatisfação e se esta pode ser superada por si.

Saiba como manter a motivação no trabalho.

Planear conversa

Se a insatisfação se arrasta, e se acha que merece melhor tratamento na empresa, por todo o seu contributo, está na altura de preparar a sua conversa com o chefe.

Aponte o que o deixa insatisfeito no trabalho e as propostas de soluções para a resolução da situação. Imagine como iniciar a conversa e anote tudo o que é essencial comunicar ao patrão por pontos.

Marcar reunião

Peça para marcar uma reunião com o chefe, para falar abertamente da sua infelicidade. Esta é uma conversa séria para si, razão pela qual ela não deve ser colocada a qualquer altura. Um bom patrão quererá ouvi-lo e vê-lo satisfeito no trabalho, mas este pode não ter forma de o ajudar.

Explicar

Recorra a todos os pontos fulcrais que tinha de discutir com o patrão e explique a sua situação. Peça para o patrão se colocar no seu lugar, mas também se coloque no dele. Deixe algumas sugestões no ar para a resolução do problema, que é de interesse mútuo e espere pela decisão do patrão. Pelo sim, pelo não, saiba como procurar emprego estando empregado.