Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

Como descobrir o seguro pela matrícula

Pode saber o seguro automóvel através da matrícula no site do Instituto de Seguros de Portugal.

Inserir a matrícula

Para descobrir o seguro de uma determinada matrícula automóvel em pouco segundos e gratuitamente, basta inserir as iniciais e os números da matrícula em questão no Portal do Consumidor do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), clicando de seguida em "pesquisar".

Exemplo: 20-14-EC

Para saber qual o seguro contratado em determinada data, pode ainda ser inserida a data em questão do seguro na página do ISP (em “verificar seguro através da matrícula”).

Informação apresentada

Se a matrícula estiver registada e o seu registo se encontrar atualizado na base de dados nacional, é apresentada informação como:

  • a denominação do seguro,
  • as coberturas do seguro,
  • a entidade seguradora,
  • o número de apólice,
  • a data do seguro,
  • as modalidades do seguro.

Esta informação pode ser útil na hora de contratar um seguro automóvel numa nova seguradora, ou simplesmente para recordar o nome da seguradora ou retirar uma dúvida relativa ao seguro de forma rápida, sem necessidade de procurar e investigar os papéis do seguro.

Quem for vítima de prejuízos provocados por um veículo em fuga, e que tenha identificado a respetiva matrícula do veículo, pode também pesquisar a seguradora onde a viatura está registada e tentar iniciar o pedido de indemnização dos danos junto desta.

Outro uso que pode dar para este serviço é descobrir o historial de seguros de algum carro em segunda mão que esteja a pensar adquirir.