Como descobrir o seguro pela matrícula

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Mestre em Direito Fiscal

Pode descobrir o seguro automóvel de uma determinada viatura pesquisando a respetiva matrícula no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Como fazer para descobrir o seguro pela matrícula

Para descobrir o seguro de um determinado automóvel, em pouco segundos e gratuitamente, aceda ao Portal do Consumidor da ASF, insira a matrícula do veículo e a data relativa à qual pretende obter a informação e clique em "Pesquisar".

Se pretende saber qual o seguro automóvel à data de hoje, não altere a data exibida no formulário.

Se quiser saber qual o seguro que a viatura tinha numa determinada data, que não a atual, altere a data de acordo com o seu interesse.

Exemplo prático de pesquisa

Se quiser saber que seguro automóvel tinha a viatura com a matrícula 20-14-EC, no dia 5 de janeiro de 2018, porque nesse dia viu esse carro bater no seu carro e fugir, pesquise estes dados:

Matrícula: 20-14-EC

Data (DD-MM-AAAA): 05 01 2018

Informação apresentada pelo site

Se a matrícula estiver registada e o registo se encontrar atualizado na base de dados nacional, é apresentada a seguinte informação:

  • Entidade seguradora 
  • Data de início do seguro
  • Data de fim do seguro
  • Número da apólice

Carregue em "Versão para impressão" caso deseje imprimir os resultados.

Consulte, também, o artigo Como saber a quem pertence uma matrícula automóvel.

Qual a utilidade da informação?

A informação obtida através da pesquisa feita no site da Autoridade de Supervisão de Seguros pode ser util caso a sua viatura sofra danos da parte de terceiros, para saber o historial de um carro usado ou para renegociar o seu seguro.

Danos provocados por terceiro

Quem for vítima de danos provocados por um veículo em fuga, mas tenha conseguido identificar a matrícula do veículo, pode pesquisar a seguradora onde a viatura está registada para iniciar o pedido de indemnização dos danos junto desta.

Historial de carro usado

Pode, também, utilizar esta ferramenta para descobrir o historial de seguros de um carro em segunda mão que esteja a pensar adquirir.

Relembrar dados do seguro

Os resultados da pesquisa são, ainda, úteis caso precise de recordar o nome da seguradora ou a data limite do seguro contratado, de forma rápida, sem necessidade de procurar e interpretar os papéis do seguro.

Se está a pensar contratar um seguro automóvel e não sabe qual escolher, veja o artigo Seguro automóvel: como escolher.

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito pela Universidade Católica, em 2012, mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica. É advogada e professora no Instituto para o Desenvolvimento Social.