Pode consultar o IMI a pagar através da internet, no Portal das Finanças. É muito prático, sobretudo nas situações em que o contribuinte não chega a receber o documento de cobrança na sua morada no prazo normal de pagamento. Explicamos-lhe como consultar o IMI a pagar e como pedir uma segunda via do documento de cobrança.

Como consultar notas de cobrança do IMI

Para consultar o IMI a pagar ou obter uma segunda via da nota de cobrança siga estes passos:

1. Comece por aceder ao site do Portal das Finanças.

2. Insira os seus dados pessoais para iniciar sessão.

3. Na coluna do lado esquerdo, selecione "Todos os Serviços".

DUC IMI 1

4. Percorra a lista até encontrar "Imposto Municipal sobre imóveis". Carregue em "Consultar Notas de Cobrança".

DUC IMI 2

5. Escolha o ano a que diz respeito o imposto (este exemplo é ilustrativo, em 2022, irá aparecer-lhe o ano de 2021 no topo da lista).

DUC IMI 3

Em 2022, vai pagar o IMI referente a 2021. Só terá acesso às notas de cobrança de 2021, depois de terem sido emitidas pelas Finanças. Se paga o IMI em 3 prestações, em maio apenas tem acesso à primeira nota de cobrança, as demais estarão pendentes. Ficarão a pagamento em agosto e novembro.

O exemplo abaixo é meramente ilustrativo (nos "elementos da consulta" o ano que lhe vai surgir será 2021 e nas "datas limite de pagamento" serão as 3 datas de pagamento em 2022).

imi pendente

Em alternativa, pode dirigir-se aos Serviços de Finanças para pedir uma segunda via do documento de cobrança.

Como obter uma 2.ª via da nota de cobrança

Para obter um 2.ª via da nota de cobrança, entre no portal das Finanças e escreva, na barra de pesquisa "2.ª via nota de cobrança IMI" (ou algo parecido com isto). Faça "Pesquisar":

Surgem-lhe várias opções. Escolha "Emitir 2.ª via" e clique em "Aceder":

Abra aba de "Imposto", escolha IMI e selecione o ano que pretender:

Vão surgir opções de entre as notas de cobrança que não liquidou ou aquela, se apenas uma, que não liquidou. Selecione a que pretende e faça "Emitir".

Prazos de pagamento em 2022

O pagamento do IMI é feito todos os anos pelo proprietário do prédio rústico ou urbano. Os meses de pagamento do IMI e o número de prestações em que é pago variam em função do valor de IMI devido. Consoante o montante de IMI a pagar poderá pagar em 1, 2 ou 3 prestações, sendo igualmente possível, pagar de uma só vez. 

Saiba Quando pagar o IMI em 2022.

Valor do IMI a pagar

O valor de IMI a pagar resulta da multiplicação do valor patrimonial tributário pela taxa fixada pelo município onde se situa o imóvel. Veja neste artigo Como calcular o IMI a pagar em 2022 e, se pretender consultar diretamente o valor da taxa de IMI do seu concelho em 2022, pode fazê-lo aqui: Taxas de IMI por concelho em 2022.

Paula Vieira
Paula Vieira

Economista pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É consultora em processos de fusão e aquisição de empresas, finanças e gestão.