Como consultar o IMI a pagar e obter 2ª via da nota de cobrança

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Mestre em Direito Fiscal

Pode consultar o IMI a pagar através da internet, no Portal das Finanças. É muito prático, sobretudo nas situações em que o contribuinte não chega a receber o documento de cobrança na sua morada no prazo normal de pagamento. Explicamos-lhe como consultar o IMI a pagar e como pedir uma segunda via do documento de cobrança.

Como consultar notas de cobrança do IMI

Para consultar o IMI a pagar ou obter uma segunda via da nota de cobrança siga estes passos:

1. Comece por aceder ao site do Portal das Finanças.

2. Insira os seus dados pessoais para iniciar sessão.

3. Na coluna do lado esquerdo, selecione "Todos os Serviços".

DUC IMI 1

4. Percorra a lista até encontrar "Imposto Municipal sobre imóveis". Carregue em "Consultar Notas de Cobrança".

DUC IMI 2

5. Escolha o ano a que diz respeito o imposto.

DUC IMI 3

Em 2019, vai pagar o IMI referente a 2018. Só terá acesso às notas de cobrança de 2018 depois de terem sido emitidas pelas Finanças (até lá estão "Pendente de Emissão"). Se paga o IMI por 3 vezes, em maio apenas tem acesso à primeira nota de cobrança:

imi pendente

Em alternativa, pode dirigir-se aos Serviços de Finanças para pedir uma segunda via do documento de cobrança.

Prazos de pagamento em 2019

O pagamento do IMI é feito todos os anos pelo proprietário do prédio rústico ou urbano. Os meses de pagamento do IMI e o número de prestações em que é pago variam em função do valor de IMI devido. Em 2019 foram alterados os prazos de pagamento do IMI.

Consoante o montante de IMI a pagar poderá pagar em 1, 2 ou 3 prestações. Em 2019 passou a ser possível pagar o IMI de uma só vez. 

Valor do IMI a pagar

O valor de IMI a pagar resulta da multiplicação do valor patrimonial tributário pela taxa fixada pelo município onde se situa o imóvel. Pode simular o IMI a pagar no artigo:

Como se calcula o IMI?

Tem dúvidas sobre como se calcula o IMI? Não sabe como se apura o VPT? Quer consultar as taxas de imposto de cada município? Veja o artigo:

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito pela Universidade Católica, em 2012, mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica. É advogada e professora.