Quer saber como confirmar faturas no Portal das Finanças? Leia de seguida como conferir se a fatura que pediu com o seu NIF foi comunicada ao Fisco.

Passos para confirmar as faturas

Basta aceder ao portal E-Fatura e clicar em Menu > Consumidor para se autenticar. De imediato aparece um quadro resumo das faturas registadas com o seu NIF. Para saber se foram comunicadas, e por quem, clique em Verificar Faturas.

Se o comerciante cumpriu a obrigação, todas as faturas solicitadas até à data devem constar do quadro. Bastará conferir na coluna Situação se aparece como Registada e validar o documento indicando a que setor de atividade diz respeito. Em caso da atividade automaticamente atribuída estar errada, pode alterar as faturas no e-fatura.

O sistema aceita igualmente as faturas emitidas no estrangeiro referentes a despesas de saúde, educação e encargos com habitação que sejam dedutíveis no IRS. Só é possível deduzir as despesas efetuadas nos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu.

Se tiver dúvidas a confirmar despesas de saúde, consulte o artigo como validar faturas de saúde.

Para faturas pendentes é necessário selecionar a devida categoria.

Se é trabalhador a recibos verdes, veja como confirmar as suas faturas.

Faturas não registadas

Se concluir que pediu mais faturas do que as que estão mencionadas no portal, pode registar as faturas online da seguinte forma:

Faturas > Consumidor > Registar Faturas

Só terá que acrescentar ao quadro o NIF do Comerciante, Tipo e Número de Fatura, Data de Emissão e os valores a que respeita. Preencha o total indicando a taxa de IVA aplicável e o site fará o resto das contas por si, ao calcular o IVA correspondente e a base tributável. No final de cada uma não se esqueça de clicar em Guardar para validar a informação.

Prazo para validação de faturas

O prazo para validar as faturas é, normalmente, até 15 de fevereiro. Por motivos excecionais esse prazo pode ser aumentado: prazo para validar faturas em 2021.

Caso deixe passar o prazo, poderá reclamar algumas categorias de faturas ou preencher o IRS normalmente, colocando por si as despesas dedutíveis.

As faturas que pode deduzir no IRS

Só as faturas com NIF podem ser dedutíveis no IRS. As empresas são obrigadas a emiti-las e a comunicá-las à Autoridade Tributária e Aduaneira até ao dia 20 do mês seguinte ao mês da compra.

Da mesma forma, só as faturas com NIF permitem recuperar parte do IVA suportado nas despesas de restauração, beleza e estética, reparações de motociclos ou automóveis, despesas com ginásios - fitness, gastos em atividades veterinárias e passes mensais. Pode ainda concorrer ao sorteio Fatura da sorte.

Saiba como funciona o sistema e-fatura.

Algumas faturas são dedutíveis no IRS, mas não são registadas através do portal e-fatura, sendo comunicadas por terceiros por outras formas. Veja as faturas que não entram no e-fatura.

Se faz parte do grupo de contribuintes despreocupados com faturas, conheça 4 vantagens de pedir fatura.

Aceder às faturas dos filhos

Esteja ainda atento às regras para faturas dos filhos no caso de ter dependentes a seu cargo. Terá de fazer a validação das faturas por eles.

Saiba como confirmar as faturas dos filhos.

Em caso de dúvidas, a AT disponibiliza uma página de apoio ao contribuinte com questões frequentes sobre faturas no sistema e-fatura.