Como Comprar Ações

Para comprar ações tem de recorrer a intermediários financeiros como bancos e corretoras, as entidades autorizadas pela CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários) que têm acesso ao mercado bolsista.

Como começar?

Pode abrir uma conta pela Internet (use a linha de apoio telefónico se tiver dúvidas) ou presencialmente no balcão do seu banco, por exemplo. Esteja atento às comissões cobradas por guardar as suas ações, de distribuição de rendimentos e de corretagem, assim como a despesas de dossier.

  • Se optar por uma corretora tem de abrir uma conta-títulos onde deposita o dinheiro que pretende investir, funcionando como uma conta à ordem.
  • Se optar por um banco, a conta-títulos com as ações fica ligada à conta à ordem, mas com um número diferente. Se não for cliente desse banco terá de abrir as duas contas.

Referências

Depois de possuir uma conta de títulos já pode dar ordens de compra ao seu intermediário com a Bolsa, servindo-se da plataforma online do seu banco ou corretora. Lá encontrará opções de investimentos e índices bolsistas de referência, na área de ações. Como referência tem:

  • PSI-20: o Portuguese Stock Index é o principal índice de referência do mercado de capitais português, aglomerando as acções das 20 maiores empresas portuguesas.
  • IBEX 35: o Iberia Index reúne as 35 maiores ações espanholas.
  • CAC 40: Cotation Assistée en Continu, o índice das melhores empresas francesas.
  • Dow Jones Industrial Average: também conhecido por DJIA, INDP, Dow 30 ou Dow Jones, apresenta a cotação das ações das 30 principais empresas dos EUA.

Conheça os principais índicies bolsistas do mundo.

As cotações da bolsa nacional são também publicadas diariamente nos jornais económicos, pelo que pode prestar atenção a datas de pagamento de dividendos, anúncios de aumento de capital, ofertas públicas de venda e aquisição, relatórios e contas anuais das empresas etc. Pode ainda consultar o site da CMVM onde se encontram informações das atividades das empresas cotadas para se inteirar da situação das principais empresas nacionais.

Se não tiver ideia de quais ações comprar, pode recorrer a um fundo de investimento de ações, mas esta gestão por profissionais tem comissões: percentagens do dinheiro sobre gestão.

Os investidores mais experientes compram e vendem ações geralmente no mesmo dia (“day trading”) mas pode adotar uma estratégia de “buy and hold”, revendo as suas ações mensalmente, por exemplo, ou anualmente, se o seu objetivo é de longo prazo – onde os ativos tendem a valorizar. Veja quando vender ações.

Custos

Não há um valor mínimo para investir na Bolsa, mas uma ordem de compra ou venda tem custos (online são mais baixos) pelo que deve consultar sempre o preçário antes de proceder à mesma.

Depois da corretora/banco creditar as ações que comprou na sua conta de títulos passa a ser sócio acionista de uma empresa.

A venda de ações deve ser declarada no IRS.