Como começar uma reunião de trabalho

Conheça cinco formas de como começar uma reunião de trabalho com os funcionários da empresa. Se quer ganhar a atenção dos ouvintes, estas são as fórmulas que pode utilizar.

1. Fale nos objetivos da reunião

Uma forma de começar a reunião de trabalho é dizer aos funcionários qual o motivo da reunião. Os participantes querem sempre saber a razão pela qual são chamados para a reunião.

2. Faça perguntas

Outra forma de ganhar a atenção dos participantes na reunião é começar por fazer perguntas a estes, como perguntas de revisão dos objetivos propostos anteriormente, perguntas sobre o ponto da situação atual, etc.

3. Peça para participar

Pode pedir para os funcionários mencionarem o que está a correr bem, para começar a contextualizar o assunto da reunião e iniciar a reunião de uma forma positiva (o objetivo é que ela continue e acabe da mesma forma: positivamente). Peça o feedback dos colaboradores.

4. Dê bons exemplos

Outro incentivo é mencionar um dado positivo desconhecido dos funcionários. Comunicar o que está a ser bem feito é uma forma de motivar os colaboradores.

5. Conte uma história

Também pode começar por contar uma história pessoal relevante para o objetivo da reunião. Pode contar um episódio de sucesso na sua experiência profissional ou histórias interessantes de outras pessoas de sucesso relacionadas com o ramo. O essencial é captar a atenção dos ouvintes e manter o interesse e a motivação destes.

A introdução é apenas uma parte da reunião. Veja como se preparar para uma reunião de trabalho e memorize as regras de etiqueta a manter numa reunião.