Por: João Paulo Moura

Como calcular a margem de lucro

Calcular a margem de lucro é importante para determinar o investimento a fazer num negócio. Antes de partir para um investimento, veja o quanto pode lucrar com ele.

Lucros e vendas

As vendas e os lucros são confundidos facilmente, mas os termos têm significados diferentes. Ter registado altas vendas pode não ser equivalente a ter grandes lucros, pois o custo de produção ou de compra da empresa desse mesmo produto pode ser também elevado.

Calcular o lucro

Para chegar ao lucro deve ter em consideração o preço de venda e o retorno esperado do investimento.

Margem de lucro = preço de venda – custo de produção / preço de venda x 100

A margem de lucro corresponde a uma percentagem que permite descobrir quanto é que uma empresa ganha por cada euro de vendas. Uma margem de lucro de 20% corresponde a um lucro de vinte cêntimos por cada euro de vendas.

Exemplo

  • Preço de venda: 150 euros
  • Custo de produção: 110 euros
  • Margem de lucro: 27% pois (150 – 110) / 150 x 100 = 26,66%

Determinar preço de venda

A margem de lucro é fundamental para determinar um preço de venda. Se ainda está a estudar o preço de venda para um determinado produto (ou serviço) e se já sabe quais os custos de produção, pode esperar uma maior margem de lucro se aumentar o preço de venda.

Se desejar lucros de 40% terá de vender o mesmo produto do exemplo anterior a cerca de 184 euros, pois (184 – 110) / 184 x 100 = 40, 22%.

Dividir os lucros

Depois tem de dividir os lucros da empresa

Pode ainda interessar-lhe como medir a produtividade de uma empresa.