Como Atualizar os Dados na Segurança Social

Deve atualizar os dados na Segurança Social, se mudou de morada, telefone, email ou de conta bancária. Quem está a receber algum subsídio da Segurança Social e tiver mudado de casa, tem 5 dias para alterar os dados na Segurança Social.

Como pode atualizar?

A forma mais simples e rápida de atualizar os dados na Segurança Social é online, através da Segurança Social Direta. Outra opção é deslocar-se a um serviço da Segurança Social onde se tem de preencher um formulário.

Na Segurança Social Direta

Para atualizar os seus dados pessoais online, deve aceder à Segurança Social Direta com o seu número de identificação da Segurança Social e senha pessoal. Caso ainda não tenha uma, saiba como pedir uma senha da Segurança Social Direta.

Atualizar telefone ou email

Depois de entrar na página, deve selecionar “Dados de Identificação”, seguido de “Cidadão”. Depois de atualizar os dados nos campos devidos tem de clicar em “Alterar Dados de Registo”.

Atualizar morada

Se não tiver Cartão de Cidadão deve seguir os mesmos passos referidos anteriormente. Se possuir Cartão de Cidadão deve alterar a morada não pela Segurança Social Direta mas sim pelo Portal do Cidadão, ou numa Loja do Cidadão, ficando a morada alterada automaticamente na Segurança Social.

Atualizar conta bancária

Para alterar a conta bancária deve selecionar “Dados de Identificação”, seguido de “Alterar Número de Identificação Bancária - NIB” e “Indicar Novo NIB”. Depois de inserir o novo NIB deve clicar em “Validar”.