Como alterar a morada na Segurança Social Direta (e telefone, e-mail e IBAN)
Os dados registados na Segurança Social devem manter-se atualizados. A morada, o número de telemóvel, o e-mail ou o IBAN da sua conta bancária podem ser alterados na Segurança Social Direta. Veja como fazer em cada caso.
Só pode atualizar a morada na Segurança Social Direta quem não tem Cartão de Cidadão (ou seja, quem tiver ainda Bilhete de Identidade). Consulte mais abaixo neste artigo, o que fazer se tem Cartão de Cidadão.
Se tem Bilhete de Identidade, vamos então mudar a morada. Para entrar na Segurança Social Direta, clique aqui: Entrada na Segurança Social Direta.
Passo 1: inicie sessão com os seus dados de entrada e clique em "Perfil":
Passo 2: dentro do menu "Perfil", escolha "Dados pessoais":
Passo 3: clique em "Atualizar contactos":
Surgem-lhe os dados que tem registados na Segurança Social: dados do cidadão, dados de contacto e dados da morada.
- nos dados da morada, pode alterar a morada fiscal e, também, se for o caso, a morada de estabelecimento;
- nos dados de contacto pode alterar, na caixa respetiva, o endereço eletrónico, telemóvel e telefone.
Passo 4: clique na caixa "morada", nos "Dados da morada", visualize o que está registado e altere.
Tome nota:
- para alterar o endereço eletrónico ou telemóvel, abra a seta verde "Ações" (descendente) da caixa respetiva e clique em "alterar", como mostramos na imagem anterior;
- se pretender alterar o telefone, clique em "Novo contacto", na caixa "Telefone";
- após alterar qualquer dado, grave na opção verde que lhe é fornecida;
- aproveite e fidelize os contactos novos, clique na opção de fidelização (surge após introduzir e gravar os novos dados) e insira o código que lhe enviam por sms/e-mail. Para inserir esse código tem de abrir a seta verde e selecionar a opção "inserir código".
Alterar o IBAN / NIB em 3 passos
Entre na plataforma, em Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.
Passo 1: abra a secção "Perfil" e, dentro do "Perfil", escolha "Conta bancária":
Passo 2: se não tem uma conta bancária registada na Segurança Social, ou tem e quer alterar, clique em "Indicar nova conta":
Passo 3: insira os dígitos do IBAN e do código BIC/Swift da conta que quer associar à Segurança Social ou altere os dados da que já possui. E faça "Gravar". O processo está concluído.
Ao alterar o IBAN, esta alteração será válida para todas as prestações que estiver, ou vier a receber.
Tome nota:
- o IBAN é um código bancário que começa por PT50 (código país), seguido de 21 algarismos (designado "número de identificação bancária" ou NIB) que encontra, por exemplo, num extrato bancário da sua conta.
- o código BIC/SWIFT é um código associado ao banco e ao país. Conforme o banco da sua conta, ele poderá ou não ser automaticamente preenchido pelo sistema. Encontra este código num extrato da sua conta bancária.
Se pretender mais informações sobre IBAN ou BIC/SWIFT, consulte os nossos artigos Como saber o IBAN de uma conta e IBAN e SWIFT (BIC): o que são.
Alterar a palavra-chave em 3 passos
Se pretende alterar a sua palavra-chave e tem os demais contactos pessoais atualizados, aceda à Segurança Social Direta, com os seus dados de acesso.
Passo 1: escolha, dentro do "Perfil", a opção "Conta de utilizador":
Passo 2: escolha a opção do lado esquerdo "Alterar palavra-chave":
Passo 3: defina a nova palavra-passe e, no final, clique na caixa verde "Alterar palavra-chave". O processo está concluído.
Esquecimento ou perda da palavra-chave: o que fazer
Antes de prosseguir, saiba que ao pedir a recuperação da palavra-chave:
- As validações de segurança são feitas para o e-mail ou número de telefone que forneceu quando se registou.
- Se não forneceu ou não estão atualizados os dados de e-mail e telefone, o código de verificação seguirá por carta para a sua morada.
- Se não tem a morada atualizada, comece por alterar a sua morada. No entanto, porque não se lembra da palavra-chave da Segurança Social, não pode atualizá-la na Segurança Social Direta. Comece por atualizar a morada fiscal no Portal das Finanças. Depois do processo concluído, a Segurança Social é automaticamente notificada da mudança de morada (não terá de fazer nada). Assim, já terá para onde enviar a nova palavra-passe. Saiba Como alterar a morada fiscal no Cartão de Cidadão.
Se todos os seus dados pessoais estão atualizados, aceda então à Segurança Social Direta.
Logo no écran de acesso, clique em "Perdi a minha palavra-passe":
Depois, siga as indicações para obtenção de nova palavra-chave:
Se entrar num círculo vicioso em que não consegue nem nova senha, nem atualizar os seus dados, terá um "nó complicado de desatar". Mas há vida para além da internet e o melhor a fazer, por mais incómodo que seja, é deslocar-se pessoalmente a um serviço da SS.
Leve os seus documentos e o Modelo MG 02-DGSS – Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos, devidamente preenchido e assinado.
Alterar a morada presencialmente num serviço da Segurança Social
Se não conseguir alterar a morada online, por qualquer motivo, pode sempre fazê-lo presencialmente num balcão da Segurança Social.
Terá que entregar o Modelo MG 02 - DGSS, preenchido e assinado.
Pode ainda enviar esse formulário preenchido ao Centro Distrital de Segurança Social, de preferência da área de residência, anexando os seguintes documentos:
- fotocópia de documento de identificação civil válido (bilhete de identidade, passaporte, ou, no caso de cidadão de nacionalidade estrangeira, cartão de cidadão estrangeiro ou título de residência);
- fotocópia do Cartão de Identificação da Segurança Social (ou do Cartão de Pensionista, ou de documento onde conste o Número de Identificação da Segurança Social (NISS).
Como alterar a morada, se tem Cartão de Cidadão
Se tem Cartão de Cidadão, não pode alterar a morada na Segurança Social.
Pode fazer a alteração online no portal "eportugal.gov". Saiba, passo a passo, Como alterar a morada fiscal no Cartão de Cidadão.
Se preferir, pode sempre alterar a morada (caso tenha cartão de cidadão, ou BI) presencialmente, numa Loja do Cidadão ou num balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado).
O serviço é gratuito nos Espaços Cidadão e tem um custo de 3,00 € nos Balcões do IRN.
Veja também: Como atualizar o IBAN da Segurança Social