Os dados registados na Segurança Social devem manter-se atualizados. A morada pode ser atualizada diretamente na Segurança Social ou não. Pode mudar ou recuperar a palavra-chave da Segurança Social Direta, mudar o número de telemóvel, o e-mail ou o IBAN. Veja como fazer em cada caso.

Como alterar a morada da Segurança Social 

Porque a morada é normalmente o domicílio fiscal, há que começar por alterar a morada no Cartão do Cidadão (ou Bilhete de Identidade, se for o caso).

Ao atualizar a morada no cartão do cidadão, a nova morada é comunicada automaticamente (sem nada ter que fazer) às entidades associadas ao cartão do cidadão: Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde, Autoridade Tributária e ainda aos serviços do Recenseamento Eleitoral.

Alteração da morada (se tem cartão do cidadão)

Pode fazê-lo presencialmente, num Espaço Cidadão, numa Loja do Cidadão, ou num balcão do IRN (Instituto dos Registos e Notariado). Pode ver os espaços ao seu dispor em eportugal.gov.pt ou em IRN

O serviço é gratuito nos Espaços Cidadão e tem um custo de 3,00 € nos Balcões do IRN.

Precisa de levar consigo apenas o código PIN de ativação do seu Cartão de Cidadão e comunicar que pretende efetuar a alteração da morada fiscal. Alguns dias depois (em média, cerca de 5 dias úteis), deverá receber na nova morada, uma carta com um código de confirmação. Deverá dirigir-se novamente ao local, com essa carta e, novamente, com o PIN de ativação do seu Cartão de Cidadão.

Pode ainda alterar a morada fiscal online em eportugal.gov. Para o fazer desta forma terá de possuir:

  • ou um leitor de cartões e assim poder usar o seu cartão do cidadão atual para fazer a alteração;
  • ou a designada Chave Móvel Digital.

A alteração online tem várias etapas, quer com o leitor de cartões, quer com Chave Móvel Digital. Saiba como fazer, passo a passo, em Como alterar a morada fiscal no cartão do cidadão

Alteração da morada (se tem BI)

Se tem um BI e está registado na Segurança Social Direta, pode alterar a morada na Segurança Social Direta. Inicie sessão com os seus dados de entrada e clique em "Perfil":

Dentro do menu "Perfil", escolha "Dados pessoais":

Em seguida, clique em "Atualizar contactos". Atualize a morada e grave.

Pode ainda alterar a morada do seu BI nos Serviços da Segurança Social, entregando o Modelo MG 02-DGSS – Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos, devidamente preenchido e assinado.

Por último, pode também enviar esse formulário preenchido ao Centro Distrital de Segurança Social, de preferência da área de residência, anexando os seguintes documentos:

  • fotocópia de documento de identificação civil válido (bilhete de identidade, passaporte, ou, no caso de cidadão de nacionalidade estrangeira, cartão de cidadão estrangeiro ou título de residência);
  • fotocópia do Cartão de Identificação da Segurança Social (ou do Cartão de Pensionista, ou de documento onde conste o Número de Identificação da Segurança Social (NISS).

Se tem BI, não se esqueça de atualizar a sua morada fiscal na Autoridade Tributária. Apenas os titulares de BI o podem fazer diretamente no Portal das Finanças.

Se está registado no Portal das Finanças, siga o "caminho": iniciar sessão com as credenciais > "serviços" (menu da esquerda) > "dados cadastrais" (menu da direita) > "morada - entregar pedido de alteração".

Confirmação da nova morada na Segurança Social

A alteração de morada no cartão do cidadão, atualiza automaticamente a sua morada na Segurança Social. Depois do processo concluído, confirme os seus dados pessoais na Segurança Social Direta.

Se é portador do BI, certifique-se que a morada foi de facto alterada na Segurança Social. Se o fez na Segurança Social Direta, certifique-se que os seus dados foram alterados.

Como alterar o telemóvel ou e-mail e como registar ou alterar o IBAN

O telefone, e-mail e IBAN registados na Segurança Social podem ser alterados (ou adicionados) na Segurança Social Direta. Entre na plataforma com os seus dados de acesso:

  • escolha "Perfil";
  • selecione "Dados pessoais";
  • clique na caixa azul "Atualizar contactos".

Surgem-lhe os dados pessoais que tem registados na Segurança Social e a possibilidade de os alterar. Por exemplo, no endereço eletrónico, clique na seta verde "Ações" e clique em alterar. Pode alterar o telemóvel que forneceu, inserir novo contacto (se não forneceu nenhum), alterar o telefone (ou inserir novo contacto se não forneceu nenhum).

Depois de alterar qualquer dado, não se esqueça de gravar na opção verde que lhe é fornecida.

Se não definiu nenhuma conta bancária e pretende agora fazê-lo, ou alterá-la, no menu "Perfil", escolha "Conta bancária":

Se não tem uma conta bancária registada na Segurança Social, clique em "Indicar nova conta":

Indique os dados da conta que quer associar à Segurança Social ou altere os dados da que já possui. E faça "Gravar":

Pode ainda alterar presencialmente o IBAN no serviço de atendimento da Segurança Social, preenchendo o "Modelo MG 2 – DGSS Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos".

Se pretender mais informações sobre IBAN ou BIC/SWIFT, consulte os nossos artigos Como saber o IBAN de uma conta e IBAN e SWIFT (BIC): o que são.

Esquecimento ou perda da palavra-chave: o que fazer

Antes de prosseguir a sua leitura sobre como recuperar a palavra-chave da Segurança Social, saiba que ao pedir a recuperação da palavra-chave:

  • as validações de segurança são feitas para o e-mail ou número de telefone que forneceu quando se registou;
  • se não forneceu ou não estão atualizados os dados de e-mail e telefone, o código de verificação seguirá por carta para a sua morada;
  • se mudou de casa e não alterou a sua morada, comece por alterar a sua morada  (parte inicial deste artigo).

Se tem os seus dados pessoais em ordem, aceda então à Segurança Social Direta e no primeiro écran de início de sessão, clique em "Perdi a minha palavra-chave":

Depois, siga os passos para obtenção de nova palavra-chave:

Como alterar a palavra-chave

Se pretende alterar a sua palavra-chave e tem os demais contactos pessoais atualizados, aceda à Segurança Social Direta e escolha, dentro do "Perfil", a opção "Conta de utilizador":

Escolha a opção do lado esquerdo "Alterar palavra-chave":

Defina a nova palavra-passe e, no final, clique na caixa verde "Alterar palavra-chave":

 

Se tudo lhe parecer "perdido", recorra ao "velho método"

Se entrar num círculo vicioso em que não consegue nem nova senha, nem atualizar os seus dados, terá um "nó complicado de desatar". Mas há vida para além da internet e o melhor a fazer, por mais incómodo que seja, é deslocar-se pessoalmente a um serviço da SS.

Até porque, os contactos telefónicos fornecidos pela Segurança Social no âmbito da recuperação da palavra-chave, na verdade, não funcionam, ou, pelo menos, não funcionam diretamente.

Testámos o n.º 300 502 502, mas nenhuma das opções de atendimento que devemos selecionar, tem a ver com a palavra-chave. Testámos, depois, o n.º 210 545 400 e as opções são as mesmas. Após duas repetições das alternativas, e sem a opção tradicional de "falar com operador", somos informados que "de momento não é possível atender a sua chamada".

Aqui, a forma de contornar a situação poderá ser escolher outro "tema" e esperar que quem nos atenda nos direcione para a área certa. Ou então, esqueçamos as tecnologias e o melhor mesmo é ir à Segurança Social, pelo nosso pé.

Leve os seus documentos e o modelo de alteração de dados da SS (o Modelo MG 02-DGSS – Pedido de Alteração de Morada ou de Outros Elementos), devidamente preenchido e assinado. Se o problema é a morada e tem cartão do cidadão, já sabe, não vale a pena ir à Segurança Social, altere primeiro o CC.