Comissão por Descoberto Acidental

A situação de descoberto acidental numa conta bancária, sem prévio acordo com o banco, leva à cobrança de uma comissão por parte do banco.

Descoberto acidental

Uma conta à ordem está em situação de descoberto acidental quando permanece a zero euros. O cliente deve prestar atenção ao saldo da sua conta para não se encontrar em situação de descoberto. Caso não deseje fazer uso da conta, ele deve-a fechar para evitar pagamentos desnecessários.

Fique por dentro do significado de descobertos bancários e dos tipos de descobertos bancários.

Comissão por descoberto

Cada banco cobra uma taxa por descoberto pelo que deve consultar o preçário do seu banco ou bancos. Estando a comissão prevista no preçário do banco, ela é considerada legal. Nos grandes bancos privados portugueses os descobertos podem custar entre 5 e os 25 diários. A Caixa Geral de Depósitos não cobra comissão por descoberto.

Esta comissão é cobrada no final de cada mês de acordo com o número de dias em descoberto. Acresce ainda 4% de imposto de selo sobre o preço da comissão. Se tiver uma conta a descoberto, a emissão de um cheque sem provisão pode levar ao pagamento de uma comissão de 30 euros, por exemplo. Acrescem-se ainda os juros de mora em vigor.

Fique atento à contabilização de descoberto bancário.