A certidão predial é um documento da Conservatória do Registo Predial que expõe o historial do imóvel, desde o seu terreno, à sua construção, possíveis vendas, sucessões hereditárias, hipotecas, arrestos ou penhoras.

Onde obter?

Para obter uma certidão predial de qualquer imóvel, o cidadão pode dirigir-se a uma Conservatória do Registo Predial, onde recebe uma certidão em papel, ou pode fazer o mesmo pedido na Internet, no site Predial Online, precisando apenas do número do registo da conservatória, distrito, concelho, freguesia e da letra correspondente à fração para ter acesso ao historial de um imóvel.

Este registo online tem a validade de 6 meses, período durante o qual o cidadão dispõe de um código de acesso que lhe permite consultar e acompanhar toda a informação atualizada, caso haja alguma alteração na situação do imóvel.

A vantagem do pedido de certidão online em comparação com a certidão tradicional em papel passa pela sua permanente atualização, mas também pelo seu custo associado (15€), que é mais reduzido.

A certidão predial divide-se em dois documentos, compreendendo um deles todo o prédio (a certidão genérica) e outro a fração desse mesmo prédio. O pedido de certidão online inclui tanto a certidão genérica como a da fração.