Por: João Paulo Moura

Como fazer uma carta de apresentação de uma empresa

Elaborar uma carta de apresentação de uma empresa pode ajudar a conseguir novos clientes e a fazer mais negócios. E não custa nada. Em poucos minutos se consegue criar uma carta de apresentação de uma empresa para um novo cliente ou para uma outra empresa.

Apresentar a empresa

Para começar a fazer a carta de apresentação da empresa deve pensar no que a empresa faz, em que área opera e de que forma. Pode parecer óbvio para si, mas para quem nunca ouviu falar da empresa, esta apresentação funciona como um cartão de visita, que deixa uma boa primeira impressão.

Listar as missões e os valores

Qual é visão da empresa? Quais são os valores que pautam o trabalho da empresa? Qual é a principal missão da empresa? Estas respostas devem ser respondidas de forma breve na carta de apresentação da empresa para o cliente conhecer melhor a identidade da empresa.

Referir os serviços e as vantagens

Certamente que a empresa foi criada para colmatar certas carências e com algum fator diferenciador das restantes empresas existentes. Refira quais são os serviços que a empresa presta e quais são as particularidades destes serviços, sejam em termos de qualidade ou de preço. O segredo é colocar-se na pele do cliente e pensar naquilo que ele quer ou precisa.

Refira também as garantias que a empresa oferece. Se achar que acrescenta valor à carta, pode adicionar testemunhos de clientes satisfeitos, se estes concederem autorização.

Falar nas conquistas

Pode mencionar a posição que a empresa ocupa no ramo em que opera, as contribuições que já deu, os números que já alcançou, os parceiros com quem já trabalhou, entre outros pontos de destaque que lhe pareçam relevantes para enaltecer o papel da empresa.

Pode falar sobre a história da empresa, para sublinhar a sua longevidade, mas não em demasia, para não perder a atenção do leitor. Tenha em mente que a carta de apresentação deve ser breve e direta, com o máximo de uma página.

Demonstrar disponibilidade

A empresa deve estar sempre disponível a atender o cliente, antes, durante e depois da venda. Insira os canais de contacto da empresa de que o cliente dispõe em caso de querer contactar a empresa, assim como os horários e a localização. Termine a carta dizendo que a empresa está ao dispor para esclarecer dúvidas e a aguardar um contacto.

Uma vez que tenha a carta de apresentação da empresa pronta pode imprimir a mesma para enviar ou entregar. Também pode aproveitar o texto para apresentar a empresa online, no site da empresa.