Carpooling em Portugal

O carpooling em Portugal começa a ganhar adeptos, sendo uma forma de partilhar despesas com amigos, conhecidos e mesmo desconhecidos.

O que é?

O carpooling consiste em partilhar o veículo numa viagem entre vários passageiros, assim como as despesas. Nele juntam-se diferentes pessoas para partilhar o mesmo carro num trajeto, seja de casa para o trabalho ou numa viagem longa pelo país.

Esta é uma solução económica de transporte, sobretudo para grandes percursos, assim como uma medida amiga do ambiente e uma forma de conhecer novas pessoas.

O carpooling assemelha-se a uma boleia, mas que é requisitada com o dedo no rato, na internet, e não com o dedo levantado no ar, na estrada, como tradicionalmente.

Como funciona?

No carpooling as pessoas podem colocar a sua disponibilidade de trajeto para não viajarem sozinhas ou podem procurar uma viagem para fazerem com outras pessoas. Na prática, existem dois tipos de utilizadores, o condutor e o passageiro.

É necessário registar-se num site de carpooling e escolher o tipo de perfil (condutor ou passageiro). A partir daí é possível comunicar as viagens que se pensa fazer ou então procurar viagens onde embarcar.

Após se encontrar uma opção viável para o condutor e para o(s) passageiro(s), realiza-se um contacto para combinar os detalhes do percurso (partida, custos, paragens, etc). A ligação de pessoas pelo Facebook é uma das medidas de segurança utilizadas e recomendadas pelos sites de carpooling. Outra medida de segurança é o sistema de classificação do utilizador. Aconselha-se também, por precaução, a passar os dados da viagem ou da outra pessoa aos familiares ou pessoas mais próximas.

Sites de carpooling

Pode pesquisar sobre carpooling em Portugal e noutros destinos europeus em sites como:

Outra solução de transporte que tem disponível é o carsharing.