Cálculo do IRS de Trabalhadores Independentes

Os trabalhadores independentes podem calcular o IRS de diferentes formas. Se é trabalhador independente e costuma preparar o orçamento familiar (ou particular) e estar responsável pelo preenchimento das declarações de IRS, pode ser o portador de boas ou más notícias, depois de averiguar o valor a receber ou a pagar com a entrega das declarações de rendimentos anuais.

1. Usar um simulador de IRS

O simulador de IRS do Economias permite calcular o IRS de trabalhadores dependentes e independentes, ajudando a descobrir qual o valor do imposto a pagar ou a receber.

Os simuladores suportam várias situações relativas ao apuramento de IRS para os trabalhadores dependentes e independentes, a pensões, a rendimentos de capitais, prediais e patrimoniais.

2. Simular o IRS durante o preenchimento

Ao preencher o IRS online o trabalhador independente pode simular o valor que tem a pagar de IRS antes de submeter a sua declaração, desde que a declaração não apresente erros de preenchimento.

Selecione "simular" para ter uma noção do valor a pagar ou a receber de IRS. Não se esqueça de inserir os pagamentos por conta nas retenções do IRS (se os realizou ao longo do ano).