5 Características de uma boa equipa de trabalho

O trabalho em equipa é muito importante nas empresas, sendo a capacidade de trabalhar em equipa uma das qualidades procuradas pelos recrutadores e mencionadas frequentemente pelos candidatos nos currículos.

Para ter uma equipa de trabalho eficaz e produtiva é necessário reunir determinadas características. De seguida ficam as 5 principais características de uma boa equipa de trabalho.

1. A comunicação

De que adianta ter um grupo de pessoas se elas não conseguem comunicar entre si e trabalhar em conjunto todas para o mesmo lado? Uma boa equipa de trabalho precisa de trocar ideias, problemas, informações e de tomar decisões com o conhecimento de todos. Saber ouvir e falar, é o que uma boa equipa de trabalho faz.

2. A química

Não é necessário que todos os membros de uma equipa de trabalho sejam amigos, mas é inegável que quando se cria um ambiente de entendimento e empatia entre todos se consegue trabalhar melhor e apresentar resultados mais satisfatórios.

3. A diversidade

Uma equipa constituída de membros que pensam e agem de forma diferente oferece resultados mais completos do que uma equipa de membros muito semelhantes. Tente criar uma equipa de trabalho com pessoas criativas, decididas e cautelosas, por exemplo. Assim consegue ter diferentes perspetivas e completar umas pessoas com outras.

4. A confiança

Numa equipa de trabalho bem-sucedida existe respeito pelo trabalho de todos e confiança uns nos outros. Valorizando o esforço dos outros e prestando apoio mútuo quando necessário, com entreajuda, conseguem-se superar os mais difíceis obstáculos.   

5. A flexibilidade

Outra característica de uma boa equipa de trabalho é a capacidade de trocar de lugares e de responsabilidades, para se adaptar às necessidades do grupo e do trabalho em questão. Aperfeiçoar o método do trabalho muitas vezes implica mudar a forma de trabalhar no grupo.

Com estas características em mente pode criar um bom espírito de equipa no trabalho.