Desde o início de 2015 que é fácil aceder à base de dados de contas bancárias. Como? Basta ter um computador ligado à internet e nem precisa sair de casa para confirmar que registos tem em seu nome.

A internet é apenas uma das formas de consultar o serviço disponibilizado pelo Banco de Portugal (BdP). Mas pode ainda fazê-lo por escrito ou num posto de atendimento da entidade bancária supervisora.

Base de dados disponível para todos

Com base no direito à informação, qualquer cidadão português pode consultar os registos em seu nome no que a contas bancárias diz respeito. Está tudo na base de dados de contas bancárias, a que pode aceder de três formas: por escrito, presencialmente ou pela internet.

Por escrito

Para consultar os seus registos na base de dados deverá preencher o formulário, anexar fotocópia autenticada dos cartões de identificação civil e fiscal e enviá-los para Banco de Portugal, Agência de Braga, Praça da República, nº 1, 4710-305 Braga.

Presencialmente

Outra opção para aceder à informação é deslocar-se a um posto de atendimento ao público do BdP, devendo também fazer-se acompanhar dos documentos de identificação. Caso se trate de uma empresa, a consulta só é possível mediante a apresentação da certidão do contrato de sociedade ou certidão do registo comercial.

Pela internet

Mas nem precisa sair de casa para aceder à base de dados de contas bancárias. A forma mais simples e cómoda de o fazer é através do site do Banco de Portugal ou do Portal do Cliente Bancário, neste caso, sendo direcionado para o site do BdP.

Começamos pelo site do BdP, bastando selecionar na coluna do lado direito a opção “Base de Dados de Contas”. De seguida, basta aceitar as condições de acesso e clicar em “Obter Mapa” para se identificar através das credenciais de acesso. Enquanto cliente particular tem duas opções:

  • Autenticação através do Cartão de Cidadão;
  • Autenticação pelos dados de acesso ao Portal das Finanças: Número de Identificação Fiscal e password.

Assim que os dados forem validados, é descarregado para o seu computador um ficheiro em formato PDF com a informação em seu nome disponibilizada pelos bancos ao BdP.

Acessível a todos, esta base de dados de contas bancárias é especialmente útil para descobrir as contas bancárias de uma pessoa falecida.