Pode efetuar a pré-marcação de atendimento nas Finanças pelo site da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ou por telefone pelo 217 206 707, o número do CAT - Centro de Atendimento Telefónico da AT.

Onde está disponível o atendimento?

Com a pandemia de Covid-19 os Serviços de Finanças passaram a atender com marcação, implementando de forma generalizada uma norma de 2014.

Alguns encontram-se com um sistema misto de atendimento por agendamento e atendimento imediato, mas este último apenas para situações concretas como pedidos de certidões, emissão de documentos únicos de cobrança, etc.

Antes de se dirigir a uma repartição de Finanças, se possível, informe-se se atende exclusivamente com pré-marcação para não correr o risco de uma ida em vão.

Atualmente todos os Serviços de Finanças atendem com pré-marcação, sendo que os pioneiros, ainda na fase pré-pandemia, foram, além dos serviços de Lisboa (distrito):

  • Abrantes
  • Amarante
  • Angra do Heroísmo
  • Barcelos
  • Barreiro
  • Beja
  • Braga (1)
  • Braga (2)
  • Bragança
  • Caldas da Rainha
  • Cantanhede
  • Coimbra (1)
  • Coimbra (2)
  • Entroncamento
  • Esposende
  • Estarreja
  • Évora
  • Fafe
  • Famalicão (1)
  • Famalicão (2)
  • Faro
  • Felgueiras
  • Figueira da Foz (1)
  • Figueira da Foz (2)
  • Gaia (1)
  • Gaia (2)
  • Gaia (3)
  • Gondomar (1)
  • Gondomar (2)
  • Lagos
  • Leiria (1)
  • Lousada
  • Maia
  • Mangualde
  • Marco de Canaveses
  • Matosinhos (1)
  • Matosinhos (2)
  • Moita
  • Montemor-o-Novo
  • Montijo
  • Oliveira do Hospital
  • Ourém
  • Ovar
  • Ponta Delgada
  • Paços de Ferreira
  • Paredes
  • Penafiel
  • Pombal
  • Portimão
  • Porto (1)
  • Porto (2)
  • Porto (3)
  • Porto (4)
  • Porto (5)
  • Póvoa de Varzim
  • Santarém
  • Santiago do Cacém
  • Santo Tirso
  • Seixal (1)
  • Seixal (2)
  • Setúbal (1)
  • Setúbal (2)
  • Tomar
  • Torres Novas
  • Trofa
  • Arcos de Valdevez
  • Vila Real
  • Valongo (1)
  • Valongo (2)
  • Vila do Conde
  • Vila Verde
  • Viseu

Tenha em atenção que o agendamento deve ser feito com antecedência para não correr o risco de incumprimento de prazos. A marcação de atendimento presencial está sujeita disponibilidade por parte da AT, pelo que é frequente só existirem vagas após alguns dias, ou até semanas. Isto também é válido para pagamentos nas Tesourarias destes serviços.

Siga o passo a passo para marcar o agendamento e tenha acesso aos contactos dos vários Serviços de Finanças no nosso artigo Como marcar atendimento presencial nas Finanças.

Em alternativa ao agendamento, pode tentar contactar a Autoridade Tributária por telefone e expor-lhe a sua dúvida, desde logo. Saiba mais em Atendimento telefónico das Finanças.