Atendimento com pré-marcação nas Finanças
Pode efetuar a pré-marcação de atendimento nas Finanças pelo site da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) ou por telefone pelo 217 206 707, o número do CAT - Centro de Atendimento Telefónico da AT.
Onde está disponível o atendimento?
Com a pandemia de Covid-19 os Serviços de Finanças passaram a atender com marcação, implementando de forma generalizada uma norma de 2014.
Alguns encontram-se com um sistema misto de atendimento por agendamento e atendimento imediato, mas este último apenas para situações concretas como pedidos de certidões, emissão de documentos únicos de cobrança, etc.
Antes de se dirigir a uma repartição de Finanças, se possível, informe-se se atende exclusivamente com pré-marcação para não correr o risco de uma ida em vão.
Atualmente todos os Serviços de Finanças atendem com pré-marcação, sendo que os pioneiros, ainda na fase pré-pandemia, foram, além dos serviços de Lisboa (distrito):
- Abrantes
- Amarante
- Angra do Heroísmo
- Barcelos
- Barreiro
- Beja
- Braga (1)
- Braga (2)
- Bragança
- Caldas da Rainha
- Cantanhede
- Coimbra (1)
- Coimbra (2)
- Entroncamento
- Esposende
- Estarreja
- Évora
- Fafe
- Famalicão (1)
- Famalicão (2)
- Faro
- Felgueiras
- Figueira da Foz (1)
- Figueira da Foz (2)
- Gaia (1)
- Gaia (2)
- Gaia (3)
- Gondomar (1)
- Gondomar (2)
- Lagos
- Leiria (1)
- Lousada
- Maia
- Mangualde
- Marco de Canaveses
- Matosinhos (1)
- Matosinhos (2)
- Moita
- Montemor-o-Novo
- Montijo
- Oliveira do Hospital
- Ourém
- Ovar
- Ponta Delgada
- Paços de Ferreira
- Paredes
- Penafiel
- Pombal
- Portimão
- Porto (1)
- Porto (2)
- Porto (3)
- Porto (4)
- Porto (5)
- Póvoa de Varzim
- Santarém
- Santiago do Cacém
- Santo Tirso
- Seixal (1)
- Seixal (2)
- Setúbal (1)
- Setúbal (2)
- Tomar
- Torres Novas
- Trofa
- Arcos de Valdevez
- Vila Real
- Valongo (1)
- Valongo (2)
- Vila do Conde
- Vila Verde
- Viseu
Tenha em atenção que o agendamento deve ser feito com antecedência para não correr o risco de incumprimento de prazos. A marcação de atendimento presencial está sujeita disponibilidade por parte da AT, pelo que é frequente só existirem vagas após alguns dias, ou até semanas. Isto também é válido para pagamentos nas Tesourarias destes serviços.
Siga o passo a passo para marcar o agendamento e tenha acesso aos contactos dos vários Serviços de Finanças no nosso artigo Como marcar atendimento presencial nas Finanças.
Em alternativa ao agendamento, pode tentar contactar a Autoridade Tributária por telefone e expor-lhe a sua dúvida, desde logo. Saiba mais em Atendimento telefónico das Finanças.