As 20 Marcas Portuguesas Mais Valiosas

A EDP continua a liderar o ranking das 50 marcas portuguesas mais valiosas. Face a 2013, também não muda o segundo lugar, ocupado pela Galp Energia.

A consultora Brand Finance, especialista em avaliação e valorização de marcas, repetiu em 2014 a avaliação das marcas portuguesas. Este ano, foram 144, destacando o ranking as 50 mais valiosas. Destas, o Economias revela-lhe as 20 que mais valem.

As três marcas mais valiosas

Avaliada em cerca de 2,3 milhões de euros (3,1 milhões de dólares), a EDP é em 2014 a marca portuguesa mais valiosa. Apesar de manter a mesma posição da tabela pelo quarto ano consecutivo, a avaliação melhorou mais de 10%.

Logo a seguir, a Galp Energia, que também mantém o posto ocupado no ranking de 2013. Mas, neste caso, com uma avaliação inferior à de 2013, ficando-se pelos 968 milhões de euros (1,3 milhões de dólares).

A partir do terceiro lugar da tabela, surgem as novidades, com nove marcas a verem o seu valor aumentado e, consequentemente, a subirem na tabela. Foi o que aconteceu com o Pingo Doce, que subiu do quinto para o terceiro lugar do ranking da Brand Finance, com uma avaliação valorizada em 63%. Vale, agora, cerca de 670 milhões de euros (900 milhões de dólares).

Inalterada segue a quarta posição da tabela, ocupada pelo banco estatal Caixa Geral de Depósitos. A partir do quinto lugar reflectem-se novas valorizações e subidas no ranking. De bancos e não só. Eis as marcas portuguesas que completam o grupo das 20 mais valiosas:

PosiçãoMarca
BES
Continente
7Banco Comercial Português
8TAP
9Jeróonimo Martins
10Meo
11Grupo Mota-Engil
12Cimpor
13Portugal Telecom
14BPI
15Worten
16 Zon
17 Santander Totta
18Recheio
19Grupo Portucel - Soporcel
20Sovena

Mas não só o que valem faz das marcas mais ou menos importantes. O que dizem delas também conta. Por isso, conheça as marcas com melhor reputação em Portugal.

Conheça ainda as marcas mais valiosas do mundo.