Quando se compra nova tecnologia, uma questão que se levanta é o que fazer com os aparelhos eletrónicos antigos. Depois de eliminar os dados guardados neles (no caso dos telemóveis e dos computadores), pode dar diferentes rumos aos seus velhos aparelhos eletrónicos. Estas são 4 sugestões.

Vender a interessados

A primeira solução a ter em conta é vender os aparelhos eletrónicos velhos para recuperar algum do dinheiro inicialmente investido no aparelho. Ele já não terá o mesmo valor de antigamente, mas poderá encontrar alguém interessado para o comprar por um certo preço em feiras de usados ou em anúncios online, nem que seja para peças. Também pode vender em lojas de artigos usados ou em lojas que façam arranjos de material eletrónico.

Saiba como vender artigos usados rapidamente.

Trocar por desconto num novo aparelho

Em certos aparelhos, como as televisões e as consolas de videojogos, existem descontos na compra de novas unidades pela entrega do aparelho eletrónico antigo. Um exemplo de desconto é a troca por peso, onde certas lojas oferecem um desconto por cada quilograma de peso do aparelho antigo.

Oferecer a quem precise

Se o aparelho antigo estiver em condições, então pode oferecê-lo a familiares ou a amigos que estejam a precisar de um aparelho desse género. Também pode oferecê-lo a instituições de caridade.

Outra opção é simplesmente deixar o aparelho antigo num hipermercado, num contentor próprio para aparelhos eletrónicos velhos.

Encontrar outra função

Se o aparelho o permitir, pode dar outra função ao mesmo. Um smartphone pode funcionar como câmara fotográfica extra ou como um leitor de mp3, por exemplo. Um velho monitor de computador pode servir como casota para o gato, ou a televisão velha como um novo aquário. Puxe pela imaginação e reutilize o aparelho para evitar outras compras e poupar dinheiro.

Na prática, quanto mais cedo se livrar do aparelho melhor, pois no mundo da tecnologia quanto mais tempo passa, mais um aparelho perde o seu valor. Como raramente se volta à tecnologia antiga, existe uma grande probabilidade de acumulação de espaço em sua casa pelos aparelhos antigos.