Se precisar de ajuda para preencher o IRS anual pode recorrer a diferentes tipos de ajuda.

Ajuda do Portal das Finanças

Se preencher o IRS online ou mesmo offline, tem três botões que vão ao seu auxílio quando tem dúvidas. São eles o botão “Ajuda” (tecla f1), “Ajuda por Temas” (tecla f2) e “Facilitador” (tecla f3).

Refira-se que pode e deve conferir as instruções de preenchimento do IRS enquanto preenche cada anexo do IRS.

Ajuda das Finanças

Pode pedir esclarecimentos sobre o preenchimento do IRS à Autoridade Tributária pelo serviço E-Balcão, onde se pode colocar a dúvida por escrito, ou então pela linha telefónica de apoio ao contribuinte (707 206 707).

Presencialmente pode servir-se dos balcões das Finanças, incluindo os balcões das Lojas do Cidadão.

Sites

Ainda online, não se esqueça que no Economias pode pesquisar pela resposta às suas dúvidas relativas ao IRS, incluindo o preenchimento de anexos específicos.

Pode servir-se também do programa gratuito IRS Sem Custos da DECO Proteste, criado para ajudar os portugueses com dúvidas no preenchimento do IRS, ou navegar em fóruns que permitem colocar perguntas, como o Fórum Finanças Pessoais.

Contabilistas

São várias as empresas e os contabilistas que preenchem o IRS anual aos interessados. Esta solução tem, no entanto, o seu preço.

Junta de freguesia

A sua junta de freguesia também o pode ajudar a preencher a declaração anual de IRS.

Conhecidos

Se tiver familiares ou conhecidos habituados ao preenchimento do IRS e com conhecimentos sobre a matéria fiscal, também pode recorrer a estes.