Como se calcula a média de acesso ao ensino superior
O acesso ao ensino superior faz-se por um concurso nacional organizado pela Direção-Geral de Ensino Superior, que decorre no final de cada ano letivo. O concurso de acesso ao ensino superior permite avaliar os candidatos e verificar se cumprem as condições exigidas pelas escolas para ingressarem nos cursos escolhidos.
Cálculo da média nos cursos científico-humanísticos
A nota de candidatura ao ensino superior corresponde a uma fórmula composta pela média do secundário, das notas dos exames nacionais e dos pré-requisitos. Siga estes passos:
1. Calcular a classificação final de cada disciplina:
- Disciplina anual: nota interna;
- Disciplina bienal e trienal (sem exame nacional): média da nota interna de cada ano (10.º + 11.º a dividir por 2 ou 10.º + 11.º + 12.º a dividir por 3);
- Disciplina com exame nacional obrigatório: 70% da nota interna + 30% da nota do exame final, a dividir por 10.
2. Calcular a nota final do curso:
- Fazer a média aritmética de todas as disciplinas do curso, arrendondada às unidades. Excluir: Educação Moral e Religiosa e Educação Física (se o ensino secundário tiver sido concluído a partir de 2014/2015).
3. Calcular a nota final de curso usada para o concurso:
- (70% da nota final do curso + 30% da média dos 4 exames nacionais), a dividir por 10.
4. Calcular nota de acesso à universidade:
- Verificar no site da DGES os critérios de acesso fixados pela escola a que se candidata (procurar "Fórmula de cálculo). Pode ser, por exemplo, 65% média do secundário e 35% provas de ingresso.
Cálculo da média nos cursos profissionais
A nota de candidatura ao ensino superior corresponde a uma fórmula composta pela média do secundário, das notas dos exames nacionais e dos pré-requisitos. Siga estes passos:
1. Calcular a nota final do curso:
- (2 x média dos módulos) + (30% da nota de estágio + 70% da PAP), a dividir por 3.
2. Calcular a nota final de curso usada para o concurso:
- (70% da média final do curso + 30% da média dos 2 exames nacionais), a dividir por 10.
3. Calcular nota de acesso à universidade:
- Verificar no site da DGES os critérios de acesso fixados pela escola a que se candidata (na página do curso, procurar "Fórmula de cálculo). Por exemplo: 65% média do secundário e 35% provas de ingresso.
Requisitos de candidatura ao ensino superior
Para aceder ao ensino superior é necessário apresentar uma candidatura formal. A candidatura ao ensino superior implica que o aluno:
- Tenha completado o ensino secundário (ou habilitação legal equivalente);
- Tenha realizado os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso exigidas pelo curso e instituição a que se candidata, com classificação igual ou superior à mínima fixada;
- Realize os pré-requisitos exigidos pela instituição.
Provas de ingresso
As provas de ingresso equivalem aos exames nacionais do ensino secundário. Cada universidade ou politécnico define quais os exames nacionais que vão ser considerados para efeitos de candidatura, bem como a classificação mínima que é preciso obter. O mesmo curso, lecionado em instituições de ensino diferentes, pode ter provas de ingresso e classificações mínimas diferentes.
A maior parte das escolas fixa 2 provas de ingresso por curso, mas algumas exigem apenas um exame nacional e outras conjuntos alternativos de 2 provas (nesse caso, o aluno escolhe o que mais favorece a sua média). A título de exemplo, para entrar em Arquitetura, na Universidade do Minho, são pedidas as seguintes provas de ingresso: