8 Regras de Etiqueta no Trabalho a Seguir

Respeite estas regras de etiqueta no ambiente de trabalho se pretende ser reconhecido no emprego pela sua boa educação. Lembre-se que as boas maneiras são apreciadas em todos os lugares e que as más só lhe conferem uma má imagem.

Ser pontual

Um dever básico do trabalhador é ser pontual. Isto implica chegar ao trabalho a tempo, mas também a reuniões e a outros compromissos profissionais. Não desperdice o tempo dos outros.

Apresentar-se devidamente

Cuide da sua aparência pessoal. Vista-se adequadamente e mantenha sempre uma respeitável imagem profissional. Tente ir de encontro à imagem da empresa onde trabalha.

Conheça a linguagem corporal a usar no trabalho.

Cumprimentar

Cumprimente os colegas ao chegar ao trabalho. Cumprimente também as pessoas antes das reuniões de trabalho começarem. Esta é uma das regras de etiqueta necessárias numa reunião de trabalho.

Respeitar o português

Preste atenção aos erros de português nos e-mails que envia. Se necessário ative o corretor ortográfico no computador para evitar passar uma má imagem.

Respeitar os equipamentos

Os equipamentos do local de trabalho não são só seus. Pode utilizar uma ou outra vez o telefone ou a impressora para fins pessoais, mas nada mais do que isso.

Esteja atento a esta e a outras razões para os colegas de trabalho não gostarem de si.

Comer na cozinha

Evite distrair os colegas de trabalho com aromas e barulhos indesejados. Prefira comer na sala de convívio ou na cozinha da empresa em vez de utilizar a sua secretária que está próxima dos colegas como mesa de cozinha.

Guardar comentários pessoais

O trabalho não é um confessionário. Algumas conversas são proibidas no ambiente de trabalho. Guarde desabafos para quando estiver fora da empresa com os amigos.

Restringir o uso do telefone

Não utilize o telemóvel quando falam consigo. Não leve o telemóvel para reuniões ou para a casa de banho. Coloque-o em silêncio. Estas são algumas das regras para o uso do telemóvel no trabalho a aplicar.

Conheça mais regras essenciais de etiqueta com os colegas de trabalho.