Por mais contactos que tenha na agenda telefónica, deve sempre guardar espaço para estes 7 úteis e importantes números telefónicos.

1. Finanças

Complicações com as Finanças podem ser esclarecidas pelo 217 206 707. A linha funciona nos dias úteis das 9 horas às 19 horas para questões relacionadas com os serviços tributários. Das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17:30 horas é o horário para as questões relativas aos serviços aduaneiros e impostos especiais de consumo. O valor a pagar depende do tarifário do utente para chamadas da rede fixa. Se preferir, pode pedir a pré-marcação de atendimento nas Finanças.

2. Segurança Social

A Linha Segurança Social está disponível para variadas perguntas, através do 808 266 266. Pode ligar nos dias úteis entre as 9h e as 17h. O custo da chamada corresponde a uma chamada local. Deve ter o seu número da Segurança Social consigo (está no Cartão de Cidadão). Pode também marcar um encontro com a Segurança Social pela internet.

3. DECO

Para fazer valer os seus direitos e elucidar-se sobre algum problema como consumidor pode contactar a DECO, pelo 21 8410858 da rede móvel, entre as 9 horas e as 13 horas e as 14 horas e as 18 horas. Entre muitas ajudas, a DECO concede apoio, por exemplo, ao endividado, pelo GAS (Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado).

4. Portal do Cidadão

o Portal do Cidadão presta informações a pedido dos cidadãos, pelo 707 24 11 07, entre as 9 horas e as 18 horas dos dias úteis e entre as 9 horas e 15.30 aos sábados (10 cêntimos ao minuto pela rede fixa e 25 por telemóvel).

5. ERSE

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos disponibiliza esclarecimentos sobre o sector energético entre as 15 horas e as 18 horas dos dias úteis pelo 808 10 20 10. Se pensa mudar de fornecedor de energia elétrica este é o número que o pode ajudar a perder as dúvidas e a tomar uma decisão.

6. Banco de Portugal

Precisa de fazer uma queixa ao Banco de Portugal? Ligue o 707 201 409 para se esclarecer, durante os dias úteis entre as 9 horas e as 18 horas (10 cêntimos por minuto pela rede fixa e 25 pelas redes móveis).

7. ACT

Já para queixas de trabalho e outras informações relacionados com a labuta deve utilizar o 300 069 300, o número da Autoridade para as Condições de Trabalho. Ele presta atendimento nos dias úteis das 9:30 horas às 12 horas e das 14 horas às 17:30 horas (o custo da chamada corresponde ao preço para uma chamada da rede fixa do seu tarifário).