6 Vantagens de Trabalhar Há Muito Tempo no Mesmo Lugar

Trabalhar muito tempo na mesma empresa traz consigo algumas vantagens. Por mais cansado que esteja de se sentar sempre no mesmo lugar durante anos e de fazer todos os dias o mesmo caminho para o trabalho (das desvantagens), existem alguns pontos positivos que tornam esta situação sustentável.

Estabilidade

Uma das vantagens de se trabalhar no mesmo sítio faz anos, é a estabilidade. O trabalhador conhece a cultura e o funcionamento da empresa de uma ponta à outra, assim como aquilo que é esperado dele. Ele mexe-se num terreno conhecido, fazendo já parte da mobília da empresa. Se mudasse de empresa provavelmente se daria mal na adaptação.

Familiaridade

A empresa é já uma família para este trabalhador. Ele criou relações de amizade com muitas pessoas que se estendem para fora do trabalho. Mais do que adaptado, este trabalhador está enraizado na empresa.

Especialização

Quem opera muito tempo num determinado local consegue obter vastos e específicos conhecimentos sobre um negócio e uma empresa. Este trabalhador apresenta geralmente bons resultados e participa na definição de estratégias, dada toda a sua experiência.

Ascensão

Ao contrário do trabalhador que está sempre a mudar de empresa, o trabalhador que permanece na mesma empresa pode ser promovido com alguma facilidade, por todos os conhecimentos que adquiriu ao longo dos tempos.

Regalias

Enquanto um novo trabalhador na empresa não tem direito sequer a estacionar no parque de estacionamento da empresa, o trabalhador mais antigo desfruta de vários benefícios, como seguros, cursos, descontos, viagens, etc.

Reputação

Se o trabalhador que muda constantemente de local de trabalho parece instável aos olhos dos recrutadores, o trabalhador fixo ganha reputação na sua área, sendo ao mesmo tempo um investimento que a empresa fez e que não o quer perder.